Referências cartográficas nas artes visuais contemporâneas

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
Ante-Projeto de Pesquisa
Submetido para o Exame de Seleção ao
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES
MESTRADO

Universidade Estadual do Rio de Janeiro

REFERÊNCIAS CARTOGRÁFICAS NAS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS


Área de Concentração: Arte, Cognição e Cultura





Devail Guterres da Silva




Palavras-chave: artes visuais, cartografia, espacialidade, pós-modernidade



2012INTRODUÇÃO

A percepção de elementos inspirados na cartografia e referências iconográficas similares aplicados nas artes visuais surgiu alguns anos atrás, quando fui convidado a trabalhar para uma empresa que realiza projetos culturais para colaborar em uma série de publicações intitulada: “Rio de Janeiro em Mapas”. A cada edição, um ilustrador era convidado a desenvolver as imagens doprojeto e historiadores desenvolviam textos de acordo com o assunto de cada edição. A minha atividade era reunir esses conteúdos em um projeto gráfico. Essa realização foi uma parceria com a FAPERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.
Durante o processo de pesquisa para a realização da programação visual, percebi que havia um grande número de artistasplásticos e gráficos utilizando imagens cartográficas, roteiros, guias e outros materiais gráficos similares como referências para criação de suas obras (Ver o Anexo de Imagens). Esta observação se deu no início do século XXI, e, já passados mais de uma década deste século, as artes plásticas ainda se utilizam dessas referências visuais com bastante frequência.
Historicamente, a cartografia surge danecessidade de representar lugares de uma maneira bidimensional. Utilizando uma linguagem capaz de sintetizar e generalizar a espacialidade geográfica, a elaboração de mapas serve de instrumento estratégico tanto no aspecto civil e militar, voltados à segurança, logística e apropriação de recursos naturais. E, englobando todas essas funções, tornam-se documento histórico e cultural tanto de umacivilização em particular, como de uma determinada época.
Pode-se observar que cartografia e arte tem permeado uma a outra. Desde o início desse tipo de expressão gráfica, o homem imprime em sua elaboração dados concretos, mas também seus aspectos subjetivos. Segundo Harley:
"Longe de ser um simples espelho da natureza, do que é verdadeiro ou falso, os mapas reescrevem o mundo – como nenhum outrodocumento – em termos de relações de poder e de práticas culturais, preferências e prioridades. O que lemos num mapa é tanto uma relação com um mundo social invisível e uma ideologia, quanto com os fenômenos vistos e medidos na natureza. Mapas sempre mostram mais do que uma imediata soma de um conjunto de técnicas”. (HARLEY, J.B., 2001, pg 35-36).

É curioso perceber como o mapa erepresentações iconográficas similares estão presentes na arte atual. Em uma época de "globalização” e “mundo sem fronteiras” e outros termos que ouvimos em qualquer explicação sobre o mundo contemporâneo.
A pesquisa que pretendo desenvolver é buscar as razões pelas quais os artistas contemporâneos utilizam essas referências cartográficas como ponto de partida para a criação de suas obras. Nesse processo, sefará necessário comparar como os artistas se apropriam da cartografia para realizarem seus projetos. A partir de aproximações e distanciamentos entre os artistas, estabelecer os pontos de contato e divergências entre as linguagens.









JUSTIFICATIVA

É fundamental ao ser humano sentir que pertence a algum lugar. Desde a filosofia grega Aristóteles já dizia que: “a cidade é umacriação natural, e que o homem é por natureza uma animal social, e que é por natureza e não por mero acidente, não fizesse parte de cidade alguma, seria desprezível ou estaria acima da humanidade” (ARISTÓTELES, Política, I, 15)”
Este pensamento, arraigado na espécie humana durante séculos, vem sofrendo transformações radicais ao longo dos tempos, e principalmente, no último século, onde as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Arte contemporânea: uma revolução nos conceitos das artes visuais
  • artes visuais
  • artes visuais
  • artes visuais
  • ARTES VISUAIS
  • Artes Visuais
  • Arte Contemporânea
  • Arte contemporanea

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!