Reestruturação física e organizacional da dispensação de medicamentos especializados (dme) do núcleo de assistência farmacêutica de belo horizonte da secretaria de estado de saúde de minas gerais.

1252 palavras 6 páginas
PROJETO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
DESCRIÇÃO DA REALIZAÇÃO DO PLANO OPERATIVO

Reestruturação Física E Organizacional da Dispensação de Medicamentos Especializados (DME) do Núcleo de Assistência Farmacêutica de Belo Horizonte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Especializando: Nivaldo César de Souza Júnior
Polo: Juiz de Fora
Grupo de Tutor: Alessandra Esther
Orientador: Gustavo Laine Araújo de Oliveira
1. DADOS GERAIS DO TERRITÓRIO
A Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS BH) é uma das 28 Regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Nesta SRS encontram-se quarenta municípios do entorno de Belo Horizonte e alguns um pouco mais afastados como é o caso de Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Crucilândia, entre outros. A população residente na SRS BH, segundo o CENSO 2010, foi de 5.222.683 habitantes. Dessa forma, é a regional mais populosa do estado.
Figura 1 – Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte
[pic]
De acordo com o Plano Diretor de Regionalização, existem cinco Microrregiões de Saúde dentro da SRS BH: Belo Horizonte/Nova Lima/Caeté, Betim, Contagem, Itabirito e Vespasiano (Figura 1). Mensalmente, são realizadas cinco reuniões de Comissão Intergestores Regional (CIR´s), instâncias de pactuação regional das Comissões Intergestores Bipartite (CIB´s).
A SRS BH é composta por Núcleos, que representam as diversas áreas de atuação da SES-MG (Figura 2). Na regional temos as seguintes Áreas Temáticas e Núcleos: ➢ Área Temática Políticas e Ações de Saúde, englobando os Núcleos de Atenção a Saúde - NAS, de Atenção Primária a Saúde – NAPRIS e de Assistência Farmacêutica – NAF; ➢ Área Temática de Vigilância em Saúde, englobando os Núcleos de Vigilância Sanitária – NUVISA e de Vigilância Epidemiológica – NUEPI; ➢ Área Temática de Regulação, englobando o Núcleo de Regulação – NUREG, a Auditoria Setorial e a Central Macrorregional de Regulação; ➢ Área

Relacionados

  • ASSIST NCIA FARMAC UTICA NO SUS
    45361 palavras | 182 páginas
  • cromatografia
    53389 palavras | 214 páginas