Reestruturação

Páginas: 9 (2160 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
ESCOLA DE NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO








ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO










CURITIBA
2013












ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração, Centro de Escola de Negócios, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito à obtenção de notaparcial Na disciplina de Administração estratégica.

Profª Orientadora :










CURITIBA
2013

Sumário




















1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito de reestruturação e sua relevância no ambiente organizacional. Diante de diferentes fatores que as organizações enfrentam ao logo de sua existência sefaz necessário buscar estabilidade no mercado desde a esfera econômica como adaptação a novas tendências.
Desta forma, muitas empresas buscam na reestruturação a mudança necessária para solucionar problemas e/ou se manter sua posição no mercado. Independente do porte da empresa, o foco no desenvolvimento traz a necessidade de uma análise profunda em suas estratégias o que resulta paramuitas na mudança de foco e por vezes, consequentemente a reestruturação. Ao longo deste trabalho demonstraremos quais as implicações da reestruturação de uma organização, tanto positivas como negativas, suas dimensões e elementos fundamentais para sua realização.















2. ESTRATÉGIA DE REESTRUTURAÇÃO

O sentimento de perda da empresa esteja ele relacionado aos lucrosfinanceiros dos acionistas, pode levar o gerente de uma empresa a buscar a reestruturação, o que tem se tornado comum nas empresas nos últimos anos.Á medida que as organizações se desenvolvem, elas tendem a se mover em direção ao chamado período de convergência, seguido por um período de reorientação estratégica ou ajuste radical e depois por outro período de convergência.
Durante o estagio deconvergência, a organização faz mudanças mínimas em suas estratégias em um esforço para se adaptar, mas na maior parte do tempo segue um método consistente. Durante este período a estrutura e os sistemas são mais ou menos estáveis e o desempenho é aceitável.
Durante o estágio da convergência os gerentes desenvolvem modelos mentais, ou atitudes de como o setor e a organização trabalham.
Osmodelos mentais representam o conhecimento dos gerentes em relação ao setor ou organização e sobre a maneira como as ações especificas se relacionam com os resultados desejados.
Um período de convergência pode continuar indefinidamente desde que as condições do setor e as características da organização não estejam muito fora de alinhamento. Transformação, renovação, reorientação, e reestruturaçãosão palavras que descrevem o mesmo fenômeno: uma mudança radical na maneira como os negócios são conduzidos.
Os métodos mais comuns de reestruturação são o redimensionamento ou downsizing, a refocagem dos ativos corporativos em competências distintas, a reorganização, as compras alavancadas e as mudanças no projeto organizacional. As organizações podem usar uma dessas estratégias ou umacombinação delas em seus esforços de reestruturação.







2.1 REDIMENSIONAMENTO OU DOWNSIZING

É uma estratégia de recuperação.Pode envolver táticas como redução de força de trabalho, fechamento de fábricas não-lucrativas, terceirização de atividades não lucrativas, implementação de controles mais estritos de custo ou qualidade, ou novas políticas que enfatizem qualidade ou eficiência.As reduções nas forças de trabalhos geralmente chamadas de downsizing se tornaram comuns em organizações dos EUA como uma resposta á burocracia crescente na era pós segunda guerra mundial.O grande mistério é que algumas companhias continuam a demitir funcionários apesar de registrar lucros.As evidencias mostram que o downsizing não reduz despesas tanto quanto desejados e algumas vezes as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação
  • Reestruturação
  • Reestruturação
  • Reestruturaçao
  • reestruturação
  • Reestruturação
  • Reestruturação de rede
  • Reestruturação capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!