Reestruturação produtiva

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 16 de junho de 2011
DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA E REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Nos anos oitenta surge o desenvolvimento do complexo de reestruturação produtiva no Brasil. Em seguida nos anos noventa acontece a passagem de um toyotismo restrito para um toyotismo sistêmico. Esse toyotismo sistêmico é caracterizado pela captura da subjetividade operária e, por outro lado, pela preservação da superexploração do trabalhocomo dimensão estrutural da acumulação capitalista e reprodução da exclusão no mundo do trabalho.
Há uma constituição de um novo, e precário mundo do trabalho, que se caracteriza pela divisão de classe e com isso se desenvolve uma crise do sindicalismo brasileiro.
UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
É importante destacar uma perspectiva dos surtos de reestruturação produtiva no Brasil pós-1945, ligados aodesenvolvimento e crise do capitalismo industrial.
O primeiro surto se desenvolve nos anos cinquenta no governo Kubitchek, que representa a época do desenvolvimentismo.
O segundo surto ocorreu na época do “milagre brasileiro” na ditadura militar, em decorrência dos impulsos da industrialização.
O terceiro e atual surto, está ligado a época da crise do capitalismo, com um novo padrão deacumulação do grande capital, nos anos oitenta até os anos noventa. Portanto, é a partir do novo surto de reestruturação produtiva, que surge a crise do sindicalismo, sujeito capaz de colocar empecilhos a superexploração do trabalho. Foi então que surgiu o trabalhador em massa com seu potencial contestatório à superexploração o trabalho.
AS BASES DA MODERNIZAÇÃO HIPERTARDIA NO BRASIL
Desde 1930, aexpansão do capitalismo no Brasil foi apoiado pelo Estado. O processo de modernização promoveu um desenvolvimento compulsório no setor industrial. Nos anos 50, no governo de Juscelino Kubistschek, ampliou o processo de introdução do capitalismo internacional no país, com inserção do capitalismo brasileiro na nova etapa do capitalismo mundial. O governo formulou um plano de metas, com investimentospúblicos em energia e transportes, etc.
O avanço no desenvolvimento no Brasil de 1956-1961, promoveu um salto no processo de “industrialização pesada”, com implementação de inovações tecnológicas no padrão taylorista- fordista, que levou a construção do trabalho coletivo, através de uma nova divisão social do trabalho. Como modelo de modernização européia, aplicado no Brasil de maneira hipertadia. Adinâmica do desenvolvimento no país , trata-se, no entanto, da acelerada urbanização e ampliação da massa trabalhadora, no setor de produção de bens duráveis , liberado por empresas automobilísticas localizados a maior parte no interior de São Paulo(ABC) . Surge então, uma nova classe média (não operaria) no país, com uma estrutura social e moderna. Porém, nos anos 70, outras classes operárias,de suporte sindicalista e contra a superexploração do trabalho, impulsionado uma democracia política do país através de pressões e movimentos sociais.
ASCENSÃO E CRISE DO CAPITALISMO INDUSTRIAL NO BRASIL
O desenvolvimento capitalista no Brasil alcançaria, de 1968 a 1973, índices de crescimento impressionantes. É o denominado "milagre brasileiro", sustentado pela expansão do Departamento III, osetor de produção de bens de consumo duráveis".
O ABC paulista despontou como um dos principais pólos industriais do país, cujo maior símbolo é o complexo automotivo.
Como 'momento predominante' do novo complexo de reestruturação produtiva, desenvolvia-se, principalmente nos anos 80, o toyotismo.
No período da ditadura militar, a superexploração do trabalho no Brasil iria assumir a sua maiorperversidade histórica, articulando uma jornada prolongada de trabalho.
No decorrer dos anos 80, a metamorfose da superexploração do trabalho iria garantir, sob diversas formas, elevados patamares de lucratividade.

A crise do capitalismo industrial no Brasil pós 1973 foi uma crise do padrão da industrialização retardatária que exacerbou a contradição existente entre uma industrialização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • A Reestruturação Produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!