REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Páginas: 6 (1354 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1 INTRODUÇÃO
A partir da Primeira Revolução Industrial ocorreu, principalmente nos países europeus, uma grande expansão do processo de industrialização. Neste período, Friederick Taylor e Henry Fayol desenvolveram suas teorias da administração para explicar os processos e as relações de trabalho existentes.
No inicio do século XX, um empresário americano chamado de Henry Ford trouxe ideias queforam disseminadas para a grande maioria das organizações que surgiram após esse período. Dentre elas podemos citar a sua principal contribuição, que foi a produção em massa de produtos padronizados. (CHIAVENATO, 2009).
As empresas então se desenvolveram seguindo o modelo Taylorista/Fordista de produção, mantendo essas mesmas características durante décadas. Porém, com o advento da SegundaGuerra Mundial, o Japão buscou se fortalecer diante da dificuldade que os Estados Unidos estavam enfrentando. Buscando novas formas de pensar e produzir dentro das indústrias, japoneses investiram em tecnologia e em treinamento dos trabalhadores, além de produzir em quantidades reduzidas para evitar o aumento do estoque.
Essa nova ótica de pensar a produção aumentou o mercado para os produtosjaponeses e fez os países europeus e americanos perderem espaço no mercado internacional. Neste sentido, esses países começaram a buscar formas de se reinserirem no mercado, havendo intensificação de mudanças estruturais, tecnológicas, produtivas e organizacionais. É a partir deste momento que se começa a falar em Reestruturação Produtiva, chamada por Alves (1998) de nova “ofensiva do capital” para aretomada da acumulação através de estratégias na organização do processo de produção e na organização do trabalho. O fato, que afetou excessivamente o mundo do trabalho, se deu início nos países europeus a partir da década de 1970 e no Brasil, com amplitude, a partir dos anos de 1990.





2. ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
Conforme afirma Garai (2013, p.1)
Areestruturação produtiva é o termo que engloba o grande processo de mudanças ocorridas nas empresas e principalmente na organização do trabalho industrial nos últimos tempos, via introdução de inovações tanto tecnológicas como organizacionais e de gestão, buscando-se alcançar uma organização do trabalho integrada e flexível.
Porém, antes de adentrar nesse novo modelo de pensar a gestão de empresas eorganizações, é necessário entender como as mesmas eram administradas.
Desde as primeiras teorias desenvolvidas por Taylor e Fayol, na primeira metade do século XX, as organizações eram pensadas como estruturadas rígidas e extremamente hierarquizadas, que tinham por função primordial a geração de lucro. Dentro destas organizações tudo era feito e organizado, para maximizar produção, economizar tempo edinheiro. Para que tais objetivos fossem alcançados pouco era investido em qualificação dos trabalhadores e em matéria-prima de qualidade. A divisão técnica do trabalho era utilizada para tornar os empregados cada vez mais especializados, eficientes e condicionados a realizar uma única função pré-determinada. (CHIAVENATO, 2009).
Naquela época as grandes empresas foram influenciadas pela experiência emodo de trabalho de Henry Ford, que foi um dos mais conhecidos precursores da Administração Científica. Ele trouxe diversos conceitos novos para as formas de produção, dentre elas, a produção em massa. Segundo Chiavenato (2009, p.65) “Ford inovou na organização do trabalho, a produção de maior número de produtos acabados com maior garantia de qualidade e pelo menor custo possível”.
Em toda Américae países que dependiam dos Estados Unidos o modo de produção que prevalecia era o Taylorista/Fordista. Porém, para o Japão (que buscava se reestabelecer economicamente) este modo de produção não era o mais eficiente, conforme afirma Liker (2005, p.89):
O Japão foi o lugar da automação flexível, pois apresentava um ambiente diferente dos EUA: um pequeno mercado consumidor, capital e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • A Reestruturação Produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!