Reestruturação produtiva

Páginas: 5 (1060 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
REESTRURAÇÃO PRODUTIVA E O MODO DE PRODUÇÃO: TOYOTISMO E FORDISMO

A classe trabalhadora, no desenvolvimento do capitalismo, sofreu grandes mutações. No século XXI, no mundo globalizado, tal classe se mostra mais fragmentada, mais heterogênea e ainda mais diversificada. Neste processo é notória a perda significativa de direitos e de sentidos, funcional ao caráter destrutivo do capital.Nota-se uma significativa expansão no “setor de serviços”, que incorporou operários expulsos da indústria, seqüela do amplo processo de reestruturação produtiva, das políticas neoliberais e do cenário de desindustrialização e privatização. Embora se tenha uma forte absorção pelo setor de serviços, vale acrescentar que as mutações também ocorreram neste setor nos âmbitos organizacionais, tecnológicose de gestão, que se submetem, cada vez mais, à racionalidade do capital e à lógica dos mercados.

Neste sentido, diversas profissões, atravessaram profundas modificações desde seu nascimento até os dias de hoje, decorrentes da reestruturação produtiva que trouxe alterações no modo de produção de todos os setores.

A partir da década de 70 (com a crise) há uma reestruturação do capital,advindo um novo modo de produção (e trabalho). A crise do Fordismo, com sua produção rigidamente verticalizada, homogeneizada, em massa e cronometrada, estava em voga. A separação entre trabalhador intelectual e trabalho executado no fordismo se evidencia, aquele ficando a cargo de gerencias científicas. O fordismo avançava também no setor de serviços, antes da crise, claro (ANTUNES, 1999, p. 36-37).Avanços robóticos, microeletrônica e telemática possibilitaram a expansão da cobertura do processo de produção, advindo até o Toyotismo, não mais produzindo em série para um consumo em massa, agora também não mais com um trabalhador homogeneizado e parcial aos montes, agora se reduz a força de trabalho, conseqüentemente esta fica mais polivalente. A produção também se dá de maneiradescentralizada, fragmentada em unidades produtivas espalhadas pelo mundo.


O trabalhador, devido a uma trajetória histórica de contestação política e social, observada a partir da década de 60 para adiante. Uma questão abordada também por Bernardo:

[...] Os capitalistas compreenderam então, que, em vez de se limitar a explorar a força de trabalho muscular dos trabalhadores, privando-os de qualqueriniciativa e mantendo-os enclausurados nas compartimentações estritas do taylorismo e do fordismo, podiam multiplicar seu lucro explorando-lhes a imaginação, os dotes organizativos, a capacidade de cooperação, todas as virtualidades da inteligência.(Bernardo, 1996, p.19-20)

.

Essa nova configuração do trabalhador, como cooperador, colaborador participante da produtividade da empresa, veio juntocom a noção do trabalho em equipe, com funções, diferente do trabalho individualizado do Fordismo.

De acordo com a definição de Marx, trabalho produtivo é o que cria diretamente mais-valia, e o trabalho improdutivo ”são os serviços prestados para a população e para o capitalista, que utilizam o trabalho como valor-de-uso e não como criador de valor-de-troca” (ANTUNES, 1999, p.102).Atualmente, o trabalho produtivo vem diminuindo, e sendo tomado pelos improdutivos. Também, o trabalho vivo tem diminuído, aumentando sua dimensão intelectual e sua polivalência. O Toyotismo impôs a todas as áreas do mundo do trabalho a constante e crescente interação entre o trabalho material e o imaterial, aliando-se ao material o aspecto intelectual, científico da força de trabalho. Desmistificando anoção de que a nova força produtiva é a ciência e não mais o trabalho. Habbermas, Marx e Mészaros expuseram que a ciência está vinculada à base material da sociedade, a sua configuração sócio-econômica e ideopolítica, não há como desconsiderar a centralidade do trabalho no mundo do capital (ANTUNES, 1999, p. 121-124).
Não há como substituir a mão-de-obra pela máquina, como avalia Antunes (1999,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • A Reestruturação Produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!