Reestruturação produtiva

Páginas: 10 (2381 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA:
ENTRE O CONCEITO E A IDEOLOGIA

CONCEITO
É resultado de um ciclo de crescimento e de acumulação baseado no Taylorismo/Fordismo. O que sustentou esse crescimento registrado no pós-guerra foi o resultado de um acordo societal, e o centro de tudo isso foi algo com uma “barganha” entre capitalistas (empresas, corporações) e trabalhadores (sindicatos e entidadesrepresentativas). Trabalhadores estes, representados por um sindicato forte e corporativo que reconheceram nos capitalistas patrões, o papel de proprietários e dirigentes que a lógica das relações trabalhistas modernas confirma como sendo o sucesso da 3ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Os capitalistas por intermédio de regulações interativas com o Estado (governos) garantiram salários protegidos por dispositivoslegais eficientes, e ganhos de produtividade que possibilitaram aos trabalhadores acesso ao consumo de bens e serviços.
A nova tecnologia que proporcionou avanços em comparação com o Fordismo, no que diz respeito ao controle das atividades dos trabalhadores e o processo de trabalho, implicaria em um salto na produtividade suficiente para resolver a crise capitalista mundial. As novas tecnologiasproporcionaram avanços na organização das relações de trabalho em relação ao antigo modelo Fordista, no que diz respeito ao controle e domínio dos trabalhadores sobre o processo de trabalho, resultando em um salto significativo de produtividade suficiente para equilibrar os problemas causados pela crise no capitalismo mundial.
Com isso, abrem-se novas perspectivas de novos e atualizados “acordossocietais” cada vez mais vantajosos para os trabalhadores e lucrativos para seus patrões, confirmando dessa forma o novo modelo econômico do terceiro milênio e suas tecnologias avançadas, resultantes das teorias de um novo modelo produtivo e suas possibilidades emancipatórias.
Estudos atuais apontam para uma complexa cadeia de produção do aço, envolvendo desde a forma artesanal do carvão com mão deobra escrava infantil, até a mais avançada tecnologia usada nos nossos dias por grandes siderúrgicas nacionais e internacionais.
* Benjamin Coriat elaborou severas críticas referindo-se ao controle exercido sobre os trabalhadores, defendendo a idéia da preservação das formas de negociação construídas pelos operários na vigência do chamado “estado do bem-estar social europeu”, onde o Toyotismotrás em si regras da possibilidade de uma autonomia do trabalhador frente ao processo produtivo.
S. Clark fala dos limites impostos pela inflexibilidade do processo de produção Fordista, e que foi responsável por novos arranjos institucionais, criando soluções mais negociadas que resultaram nas mais modernas inovações tecnológicas de nosso tempo. Enfim, novos processos produtivos trouxeram com issoa possibilidade de “acordos” predominando a autonomia do trabalhador frente ao processo produtivo, resultando dessa forma, em nova harmonia social. Para ele, o Fordismo sofre “mutações próprias” conforme vão surgindo os princípios modernos que lhe são apresentados, sejam pelas crises de acumulação do capital ou pelas modernas formas de resistência do operariado.
O Keynesianismo / welfarismo docitado “bem-estar social”, resultou de um processo reestruturativo do capital para assim resolver mais uma crise, estabelecendo novas formas de controle sobre o trabalho coletivo. Com isso, a atual reestruturação produtiva teria como objetivo restabelecer o controle do capital sobre o processo de trabalho. Com essa argumentação do autor, a idéia das novas formas de organização do processo produtivoapresenta uma continuidade absoluta em relação ao Fordismo. Esses processos envolvem um “mix” que combinam produção Fordista extremamente atrasada com as atuais e bastante avançadas, no que diz respeito à incorporação de novas tecnologias.
Lipier diz que os países que obtiveram maior sucesso na competição internacional foram os que investiram nas mudanças de organização, incorporando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • A Reestruturação Produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • Reestruturação produtiva
  • reestruturação produtiva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!