Reestruturação de empresas

Páginas: 17 (4223 palavras) Publicado: 6 de junho de 2011
Índice:

Introdução: 1

• Conceito de reestruturação 2

• Dimensões das reestruturações 4

• Princípios e práticas utilizados nas reestruturações de empresas. 7

Criação de valor 7

Reestruturação silenciosa 9

Insolvência 9

• Operações de reestruturações, para além das fusões e aquisições: 12

Spin-off 12

Spin-out 13

Split-offs: 13

Split-ups: 14Equity carve-outs: 14

Downsizing: 14

Conclusão: 16

Bibliografia: 17

Introdução:

No momento actual e face à fase negra que a economia nacional e internacional atravessa, este é sem dúvida um tema de capital importância. Devido à globalização e instabilidade económica internacional, as empresas têm de estar numa adaptação constante ao mercado, obrigando-as a reestruturarnuma tentativa de ultrapassar a crise. Dada a forma como ocorreu as reestruturações, a sua relevância e actualidade, este pareceu-nos ser um tema interessante para desenvolver e para o qual pensamos ser o mais indicado para realizar um trabalho mais completo e conciso.

Este pretende demonstrar como ocorrem as reestruturações, quais as implicações que daí advém, que tipos dereestruturações existem, quais as suas dimensões e também quais os elementos fundamentais para as reestruturações, recorrendo assim a livros, internet, artigos quer de jornais quer de revistas da especialidade.

Inicialmente apresentamos uma breve definição sobre as reestruturações, quais as causas, consequências e razões para as reestruturações; posteriormente enumeramos e caracterizamos quais asdimensões das reestruturações; de seguida enunciamos quais os elementos fundamentais para a reestruturação de empresas, como por exemplo a criação de valor ou o processo de insolvência. Por último especificamos quais os tipos de reestruturações para além das fusões e aquisições.

Conceito de reestruturação:

Segundo Elísio Brandão, a reestruturação das empresas pode ocorrer, quando elasse encontram em boa situação financeira, ou ainda, quando se encontram em má situação financeira, por outro Ferreira (2002), o conceito de reestruturação de empresas, constitui uma grande variedade de alterações nas estratégias, nos activos, nas operações e nas finanças, com o objectivo de melhorar o desempenho da empresa e conduzir à criação de valor. Reestruturar consiste em conhecer aorganização de forma realista de modo a ser imparcial no processo de tomada de decisão. O momento certo para reestruturar será quando uma empresa não consegue atingir o valor esperado pelo mercado. A reestruturação de uma empresa é uma tarefa complexa, que tem como objectivo devolver o negócio a uma situação de normalidade ou procurar um melhor desempenho. Este esforço abrange diversas questões de ordemlegal, contabilística e fiscal, além de exigir uma excelente compreensão dos impactos das acções para todas as partes envolvidas em processos como este. Podemos dividir as acções de reestruturação em três categorias: de dívida, accionária e de força de trabalho.
Segundo o projecto da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), como causas das reestruturações enumeramos: a globalização daeconomia, os desenvolvimentos tecnológicos, baixo custo de comunicações/transportes, a crescente concorrência, o papel crescente dos fundos “private equity” e dos investidores institucionais globais, falhanço nas estratégias de gestão, liberalização do comércio e também mudanças demográficas, por outro lado, estas causas podem resultar nas seguintes consequências: o desemprego e insegurança, deterioraçãodas normas e condições de trabalho, enfraquecimento da representação de interesses e da sua influência nas decisões da empresa, aumento dos contratos a prazo e temporários e aumento do tempo parcial e do trabalho temporário.

Segundo Ferreira (2002), as reestruturações de organizações, empresas ou negócios acontecem sempre que as organizações não são capazes de proporcionar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação de empresas
  • Reestruturação e reorganização de empresas
  • O processo de Reestruturação nas empresas
  • reestruturação organizacional de uma empresa
  • Proposta de reestruturação e reorganização de uma empresa
  • Reestruturação organizacional de empresa
  • Reestruturação Societária de Empresas
  • Apresentação da reestruturação da empresa de distribuição zênite

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!