Reestruturação capitalista

Páginas: 29 (7116 palavras) Publicado: 22 de abril de 2012
RESUMO
O objetivo deste trabalho é discutir alguns limites e oportunidades das estratégias de desenvolvimento econômico para a gestão local. O trabalho resgata a origem do debate no cenário internacional; apresenta como esse tema é incorporado na agenda de discussão política no Brasil; aponta a importância de uma das perspectivas analíticas da Geografia para a compreensão do tema, que é avalorização do espaço e sugere um modelo metodológico para o estudo da gestão do desenvolvimento local.
Introdução
O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.
Muitos estudiosos da temática do desenvolvimento começaram a avaliar osresultados das políticas de desenvolvimento em curso nos paises capitalistas do pós-guerra, quando os modelos de desenvolvimento e as práticas de planejamento da vida econômica eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelos Estados nacionais.
O momento atual tem a peculiaridade de ser marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam os mecanismos de tomada de decisão porparte dos gestores públicos. É justamente nesse contexto que estudos locais ganham interesse, com o município assumindo funções que antes eram de responsabilidade de instâncias de poder superiores. Desta forma, cada vez mais os municípios ou cidades (como muitos os denominam no Brasil) constituem-se em um espaço estratégico para o desenvolvimento (A.V. BARQUERO, 1993, p.72), muitas vezes comprofundas conseqüências econômicas, sociais e espaciais.
O desenvolvimento econômico local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos países latinos-americanos, a instância local de poder emergiu como tema,caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.
Para Alessandra Massolo, há um crescente interesse pelo tema nos países latino-americanos. Segundo a autora:
a complexa transição democrática com o fim das ditaduras, as críticas e polêmicas sobre as concepções, táticas e estratégias da esquerda têm obrigado a que se repense erecoloque os enfoques sobre o problema e a natureza da democracia, do Estado e do poder. Dentro desse contexto global está se verificando um movimento de descoberta e reflexão em direção às bases, ou seja, em direção aos espaços locais municipais enquanto territórios políticos, étnico-culturais, sociais e econômicos que devem ser conhecidos, reconhecidos e reconsiderados para a luta democrática nocampo popular (A. MASSOLO, 1988, p.46).
Assim, diferentes atores estatais e sociais, além de uma série de pesquisadores, passaram a ampliar seus interesses por temas e problemas locais, com um crescente número de estudos e análises concretas e territorialmente localizadas.
Os estudos da escala local remetem ao estudo sobre o poder local, visto como relação de forças, das quais se processamalianças e confrontos entre atores sociais em um espaço delimitado, com formação de identidades e práticas políticas específicas. Neste trabalho, este espaço específico, enquanto escala de análise, refere-se à noção de município. O município é entendido como o espaço político local que permite discussões de diversos enfoques: pautas de convivência e cooperação entre membros da sociedade, competição,conflito, herança política local e formas de exercício do poder, não apenas fisicamente localizado mas socialmente construído (cf. T. FISCHER, 1993, p.10-12).
O tema desenvolvimento econômico local pode ser inserido no debate sobre gestão local, de práticas políticas específicas. Este tema tem ganhado destaque à medida que se discute o papel dos municípios como agentes de promoção e ativação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação e capitalista
  • Reestruturaçao capitalista
  • Reestruturação capitalista
  • Reestruturação capitalista
  • A reestruturação capitalista
  • Reestruturação capitalista
  • Reestruturação capitalista
  • Reestruturação capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!