Reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais

Páginas: 2 (492 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
2.1 REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA
O sistema capitalista revela em suas crises periódicas momentos especiais de profunda reestruturação, são oportunidades históricas em que velhas formas de valorizaçãodo capital sinalizam esgotamentos, enquanto novas formas ainda não se apresentam plenamente maduras.
O Brasil mostrou condições de aproveitar oportunidades históricas geradas durante momentos deprofundas crises e de reestruturação capitalista mundial.
A grande depressão capitalista ocorreu entre 1873 e 1896, houve neste período um conjunto de reformas anteriormente reivindicadas. Destaca-se,por exemplo, a reforma eleitoral de 1881, a reforma trabalhista de 1888, a reforma política de 1889 e a reforma jurídica estabelecida pela Constituição de 1891.
Já em 1929 houve mais uma grandecrise, neste período o Brasil experimentou mais uma vez uma onda de reformas até então inéditas no capitalismo primário-exportador. Pelas mãos de uma grande frente política liderada por Getúlio Vargas, oPaís avançou de modo significativo na direção do desenvolvimento de suas forças produtivas urbanas, especialmente industriais, acompanhadas de avanços regulados por políticas sociais e trabalhistas.A crise mundial nesta primeira década do século 21 poderá ser ressaltada no futuro próximo por ter as bases de uma fase de desenvolvimento capitalista, isso porque esta crise se apresenta como aprimeira a se manifestar no contexto do capital globalizado, uma vez que as crises anteriores (1873 e 1929) ocorreram num mundo ainda constituído por colônias (pré-capitalista) e na presença deexperiências nacionais de economias centralmente planejadas. Podemos dizer que mais uma vez o Brasil demonstrou ter condições de protagonizar um novo salto desenvolvimentista.
Esta nova fase do desenvolvimentodepende crescentemente da retomada do capitalismo reorganizado, após quase três longas décadas de hegemonia neoliberal. Outros quatro pilares do pensamento único (equilíbrio de poder nos Estados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação capitalista e a crise de estados nacionais
  • Reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais
  • Reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais
  • Reestruturação capitalista e crise dos estados nacionais
  • Reestruturacao capitalista e a crise dos estados nacionais em 1970
  • Reestruturação capitalista ea crise dos estados nacionais
  • Explique que é a reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais?
  • Reestruturação capitalista e estados nacionais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!