Reestruturação area ti

Páginas: 24 (5891 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
RE-ESTRUTURAÇÃO DE UMA EMPRESA DE TI: em busca de competitividade
RESUMO
Na década de 1990, o governo brasileiro passou por um processo de redução da abrangência das suas responsabilidades, concentrando-se em atividades típicas de Estado, o que gerou um ambiente de oportunidades para a iniciativa privada, especialmente em relação à prestação de serviços de Tecnologia da Informação. O projeto dereestruturação de uma empresa de TI foi avaliado neste contexto – cuja base foi a implantação de sistema de gestão da qualidade, fundamentado na norma brasileira NBR-ISO-9001:2000 – desenvolvido para aproveitar a oportunidade gerada pelo projeto de reorganização do Estado no Brasil. No processo de avaliação, os ambientes interno e externo da empresa foram analisados, com o uso do modelo SWOT. Osresultados da análise foram comparados com os de uma pesquisa de campo mediante as respostas de executivos da empresa. 
 
1 – Contexto e Oportunidade 
Na década de 1990, o governo brasileiro passou por um processo de redução da abrangência das suas responsabilidades, concentrando-se em atividades típicas de Estado, o que gerou um ambiente de oportunidades para a iniciativa privada,especialmente em relação à prestação de serviços de TI.
 
“O Estado é uma entidade monopolista por definição. Não foi por outra razão que Weber o definiu como a organização que detém o monopólio legítimo da violência. Atividades exclusivas de Estado são, assim, atividades monopolistas, em que o poder de Estado é exercido: poder de definir as leis do país, poder de impor a justiça, poder de manter a ordem,de defender o país, de representá-lo no exterior, de policiar, de arrecadar impostos, de regulamentar as atividades econômicas, fiscalizar o cumprimento das leis. São monopolistas porque não permitem a concorrência. Imagine-se, por exemplo, um Estado que nomeasse dois embaixadores para representá-lo em um país, para ver quem o faria melhor... Ou que permitisse que dois juízes julgassemconcomitantemente a mesma causa... Ou que atribuísse a dois fiscais a tarefa de fiscalizar competitivamente o mesmo contribuinte... Estas hipóteses são obviamente absurdas”. (PEREIRA, 1997, p. 22).
 
Esse processo, associado à natural modernização e a profissionalização da gestão do Estado, criou a necessidade de aperfeiçoar os instrumentos de controle das políticas públicas, executadas de formadescentralizada, mas ensejando a possibilidade do acompanhamento centralizado, para tomada de decisão.
 
Para o governo federal é fundamental conhecer a situação de cada projeto de modo a possibilitar o seu gerenciamento e, especialmente a superação de eventuais dificuldades que possam afetar adversamente a realização dos objetivos e metas estabelecidos. Também já não basta saber como cada projeto está sedesenvolvendo. É necessário conhecer, com grande margem de confiança, os custos envolvidos, o andamento dos cronogramas físico-financeiros, os benefícios esperados, os atores envolvidos, além de outras informações básicas necessárias à gestão profissional.
 
Em grande medida, o novo modelo de gestão governamental repassou à iniciativa privada, a incumbência de executar tudo aquilo que não seriafunção de Estado ou de Governo. Assim, atividades como segurança e manutenção predial e, até a execução de obras, deixaram de ser realizadas pelo Estado e passaram a ser, contratadas com a iniciativa privada. Mais uma vez, esse fato requer o emprego de instrumentos de gestão mais eficazes, considerando que o processo é desenvolvido em parte pelo governo e em parte pela iniciativa privada.
 
Anecessidade de informações confiáveis e tempestivas não se restringia apenas à gestão das obras contratadas. Também, envolveria: administração do patrimônio público, almoxarifado, frotas, contratos e, tantos outros aspectos considerados cruciais para avaliar a eficiência gerencial do Estado. Soluções informatizadas se tornaram necessárias para permitir ao Governo realizar a gestão integrada de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reestruturação de ti
  • Reestruturação de ti
  • Projeto de reestruturação de ti
  • Proposta de Reestruturação de TI
  • Reestruturação de área de vendas
  • Reestruturação na área de recursos humanos
  • As novas tendências da área de TI
  • Advento da Medicina nas áreas de TI

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!