reerer

684 palavras 3 páginas
O PDCA é, provavelmente, o mais conhecido conceito da gestão da qualidade.Mesmo pessoas leigas costumam conhecer as quatro etapas básicas queficaram famosas depois que ele foi introduzido no Japão e daí ganhou o mundo. É também chamado de Roda de Deming (em homenagem ao estatístico e "guru" da qualidade William Edward Deming). Na prática é um conceito criado para a análise e solução de problemas.Graficamente apresenta a idéia de um “circuito”, desenvolvida por Dewey, aoimaginar como funciona a relação entre a ação humana e o domínio social aoqual pertence. Segundo ele a reflexão para a solução de problemas contémcinco passos logicamente distintos: perceber a dificuldade, localizar e definir oproblema, sugestão de possíveis soluções, desenvolvimento por raciocínio dasinfluências da sugestão, observação posterior e experimentação que levem asua aceitação ou rejeição. Dentro do contexto de um sistema de gestão da qualidade, o PDCA é um ciclo dinâmico que pode ser desdobrado dentro de cada um dos processos daorganização, e para o sistema de processos como um todo. É intimamenteassociado com o planejamento, implementação, controle e melhoria contínuada realização do produto e outros processos de sistemas de gestão daqualidade.
A manutenção e a melhoria continua da capacidade do processo pode ser alcançada através da aplicação do conceito PDCA em todos os níveis dentro da organização. Isto aplica para autonivelar igualmente processos estratégicos , como planejamento do sistema de gestão da qualidade , ou análise crítica pela direção, e para atividades operacionais simples levadas a cabo como uma parte de processos de realização do produto.
O PDCA são as iniciais das palavras inglesas plan, do, check, e action, que significam planejar, fazer, verificar e agir (corretivamente). As quatro partes do PDCA são descritas a seguir: PLANEJAR: "Não existe nada (nenhum processo) que não possa ser melhorado". Na fase de planejamento do ciclo escolhe-se um processo

Relacionados