Reenstruturação capitalista

565 palavras 3 páginas
Reestruturação capitalista pode ser definida como o desenvolvimento que ocorreu pós-guerra e mudou o planejamento da vida econômica, conduzido pelos Estados nacionais.
A crise dos Estados se destacou por partes dos gestores públicos que foi envolvendo mecanismos de tomada de decisão, funções que antes eram de responsabilidade de instancias de poder superiores.
O desenvolvimento econômico local é feito com as praticas políticas específicas. Podemos destacar a administração publica municipal como agente do desenvolvimento por meio de políticas, estratégias e alianças. A gestão territorial local é diferenciada porque depende de ações e estratégias implementadas em especial pelo estado.
Temos como exemplo um órgão publico o Banco Caixa Econômica Federal.
Há 150 anos a história da CAIXA anda lado a lado com a trajetória do país. Além de presenciar transformações que marcaram a história do Brasil, a instituição acompanhou mudanças de regimes políticos e participou ativamente do processo de urbanização e industrialização do país. Foi no dia 12 de janeiro de 1861 que a instituição deu início ao seu compromisso com o povo brasileiro, quando Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte.
A caixa econômica federal é uma instituição financeira estatal que juntamente com o governo desenvolveu projetos como “minha casa, minha vida” que contribui e muito para o desenvolvimento local do Estado. Milhares de famílias tiveram a oportunidade de comprar seu primeiro imóvel, sair do aluguel. Tudo isso com benefícios com subsídios e juros mais baixos. E agora estamos em um momento muito favorável em que primeiramente a Caixa caiu os juros com diversos produtos, como o da cesta bancaria juros do cartão de credito, empréstimos pessoal, financiamentos e cheque especial. Com isso colaborando mais para o trabalhador ajudando-o ter mais qualidade de vida.

Analise do texto da professora Claudete de Castro Silva Vitte

Opinião divergente | Opinião

Relacionados