Reeducação alimentar

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
Os grandes sistemas jurídicos tradicionais não europeus
Existem na Ásia e na África sistemas jurídicos e de Direitos diferentes daqueles sistemas Jurídicos da antiguidade e daqueles da Europa onde se derivou o Direito. São sobretudo caracterizados pelo seu fundamento religioso e de difícil compreensão.
O Direito Hindu
O que corresponde melhor a nossa noção de Direito é o “Dharma”, que se podetraduzir de uma forma muito aproximativa por ‘dever’. O Dharma é o conjunto das regras que o homem deve seguir em razão de sua condição na sociedade, isto é, o conjunto de obrigações que se impõem ao homem por derivarem da ordem natural das coisas. O Direito Hindu consagra a desigualdade social, cada homem tem o seu lugar na sociedade, pois pertence a uma casta, situada num lugar preciso edefinitivo na hierarquia social.
A religião dos Hindus
Hinduísmo ou Bramanismok é uma religião politeísta:existe uma confraria de 33 Deuses,11 no céu, 11 na terra e 11 na região intermediária. É uma religião sem serviço público, sem sacerdotes, onde cada indivíduo dialoga com seus Deuses. Os sacrifícios são pragmáticos( dá-me isto que te dou aquilo), são feitos para obter bens terrenos: chuva,saúde,etc. Constituem a casta superior, reservando para si o ensino e a interpretação de textos.
Fontes do Dharma
O Dharma ou dever tem três fontes: o Veda, a Tradição e o Costume
Veda : é o conhecimento, a soma de todo o saber, verdades religiosas ou morais.
Costume: principal fonte de Direito positivo Hindu, porque completa os preceitos deduzidos dos textos sagrados; ele interpreta-os, orienta-os,e modifica-os por vezes.

Direito Chinês
O Direito Chinês não é, como os direitos Hindu e Muçulmano, um Direito estritamente religioso. É um sistema Jurídico integrado numa concepção filosófica, o Confucionismo, conservando-se imutável por dois milênios.
O Direito tradicional Chinês é caracterizado pela diferenciação das classes sociais, tendo cada um estatutos morais e jurídicos próprios, ea importância da família como base nas relações sociais.
Religiões e filosofias
As três principais religiões da China são o Confucianismo, o Tauismo e o Budismo.
O confucianismo é a religião dos letrados;é mais uma filosofia que religião. Tuismo e Budismo são religiões do povo. Os chineses sempre foram muito tolerantes no ponto de vista religioso, mesmo em relação aos Muçulmanos e Cristãos.O Li do Confucianismo
É a noção que se aproxima mais da nossa noção de Direito; tradu-se tanto por Direito quanto por etiqueta, rito, moral. Conjunto de regras de conveniência e de bom comportamento que se impõem ao homem honesto, formando uma espécie de código moral. Respeitando a ordem natural das coisas a harmonia reina entre os homens.
O Fa dos legistas
Para o povo são necessárias leispenais severas, o Fa. È a idéia desenvolvida pelos legistas da Escola da Lei(Fa-kia), da época da dinastia dos ch’in(sec III antes da nossa era).Diziam eles, a natureza é fundamentalmente má e egoísta; os conflitos entre os homens são inevitáveis; para fazer reinar a ordem e manter a coesão social, é preciso submeter os homens a leis e castigar as infrações com penas severas, as mais cruéis possíveis,para intimidar.
O Fa é um Direito do Estado, absoluto e geral, que se impõe a todos; é o governo pelas leis oposto ao governo pelos homens.
O Direito Japonês
A história do Direito Japonês divide-se em três grandes períodos:
No primeiro, de cerca de 600 a 850 da nossa era, modelou-se sobre o da China; o segundo que durará até 1868, foi o de um feudalismo que apresentava semelhanças com o daEuropa Ocidental; mas os sistema jurídico continuou a ser influenciado pela China; por fim desde 1868, o direito Japonês se ocidentalizou rapidamente.
O Japão permaneceu voluntariamente fechado a qualquer influência estrangeira, mais especialmente europeia até 1868; o único porto que estava aberto ao comércio internacional era Nagasaki. Depois disso, a ocidentalização foi muito rápida, apesar da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reeducação alimentar
  • Reeducação Alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Reeducação Alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Programa de reeducação alimentar
  • Dieta ou Reeducação alimentar
  • diabetes reeducação alimentar e física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!