Redução dos níveis de BNP pelo uso do Rasilez® na Insuficiência cardíaca congestiva de etiologia chagásica.

1913 palavras 8 páginas
Redução dos níveis de BNP pelo uso do Rasilez® na Insuficiência cardíaca congestiva de etiologia chagásica.
T.; Murilo, J.; O’Connell, J.L.; Veludo, E; Jorge, E.; Jordão, N.; Clayton, E.; Benedito, E.; T. Junior; Almeida, R.P
RESUMO
Após cem anos de sua descoberta a Doença de Chagas (DC) continua sendo um sério problema na saúde e economia na maioria dos países da Améica Latina. Envolvimento cardiaco é a manifestação mais séria da Doença de Chagas e afeta 20-40% dos indivíduos, tipicamente anos ou décadas após a infecção inicial. A DC é a causa mais comum de miocardiopatia na América Latina liderando as causas de morte cardiovascular em pacientes de 30-50 anos de idade. O BNP tem sido utilizado recentemente para diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com quadro de Insuficiência Cardíaca. Relatamos o caso de uma paciente do sexo feminino, chagásica de 65 anos que mantinha sintomas mesmo após otimização do tratamento da ICC conforme as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Após introdução do Rasilez® 150mg/dia foi observado redução dos níveis de BNP de 1960 para 640 pg/ml e com a progressão da dose para 300mg/dia houve resolução completa dos sintomas.
ABSTRACT
A century after its discovery, Chagas disease continues to be a serious health and economic problem in most Latin American countries…..
Palavras-chave: Aliskireno (Rasilez®), Doença de Chagas, Insuficiência cardíaca cosgestiva, BNP.
Relato do Caso:
Paciente do sexo feminino, 65 anos, branca, do lar, procedente de Uberlândia. Vinha em seguimento clínico há cinco anos, quando iniciou quadro de dispnéia aos médios esforços que evolui para os pequenos esforços (NYHA III). Apresentava episódios de palpitações taquicárdicas paroxísticas de curta duração, tosse seca noturna e dispneia de decúbito. Negava DPN, síncope, pré síncope, precordialgia.
Antecedentes de diabetes melitus, dislipidemia e epidemiologia positiva para Doença de Chagas (DC), com Machado Guerreiro positivo. Negava HAS,

Relacionados