REDUÇÃO DA TAXA DE COKE DO ALTO-FORNO: VISÃO DE THYSSENKRUPP

4376 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
ESCOLA DE ENGENHARIA
DEPARTAMENTO DE ENG. METALÚRGICA E DE MATERIAIS
SIDERURGIA I

REDUÇÃO DA TAXA DE COKE DO ALTO-FORNO:
VISÃO DE THYSSENKRUPP

Nome: Raylander Rocha Pessoa – 9717455

Professor: Luiz Fernando Andrade de Castro

Belo Horizonte, 07 de Dezembro de 2001
REDUÇÃO DA TAXA DE COKE DO ALTO-FORNO: VISÃO DE THYSSENKRUPP

Sumário

ThyssenKrupp Stahl AG (TKS) opera nos trabalhos de Duisburg, perto do rio Rhine 4 alto-fornos (Schwelgern 1 e 2, Hamborn 4 e 9) com uma produção total de gusa líquido de aproximadamente 11,7milhões t HM por ano.

Na base do trabalho de desenvolvimento extensivo, no começo da década de oitenta a decisão foi tomada para otimizar a produção do gusa líquido pela injeção do carvão pulverizado com os seguintes alvos:

Para aumentar a produtividade.
Para minimizar o consumo de coke .

Para otimizar a combustão de carvão o alto-forno de TKS opera com lanças coaxiais, enriquecimento de oxigênio até 6%, um tamanho de grão de carvão de 80% < 90.m, material volátil entre 18 e 25% e sistemas de injeção pneumáticos de fluxos densos. O alto-forno número 1, número 2 e 4 têm o controle da alimentação individual por válvulas mecânicas.

Para injetar constantemente uma quantidade cada vez maior de carvão pulverizado, necessita-se continuamente aumentar a demanda na qualidade do coke, especialmente no centro do alto-forno. No detalhe, a reatividade do coke e a correspondente força do coke após reação CSR influenciam nos processos que ocorrem nas partes mais inferiores do alto-forno assim como o comportamento do alto-forno em general. O coke mais irregular e menos finos de coke no centro do alto-forno têm um efeito positivo na permeabilidade de gás, a drenagem do gusa líquido e escória conduzem-nos a um consumo mais baixo do agente redutor. Ao lado desse, a taxa de coke pode ser reduzida e a injeção de carvão ser aumentada. Além disso, é

Relacionados