Redução da menior idade penal

349 palavras 2 páginas
Redução da maior idade penal: pós e contras
É do conhecimento de todos que no Brasil menores de 18 anos não respondem criminalmente, o que tem como consequência um forte apoio popular para redução da maior idade penal, uma vez que os jovens estão comandando o crime. É sabido que cada vez mais adolescentes e jovens se envolvem em ações criminosas, desde pequenos furtos até assassinatos.
A menor idade penal quem sabe não seria a solução dos problemas em relação aos crimes que assolam o país, uma vez que os presídios brasileiros são considerados ‘’faculdades do crime’’. A colocação de adolescente em meio a adultos criminosos, teria como consequência inevitável uma maior integração destes no crime organizado. O que falta é maiores investimentos na educação, no esporte, no lazer, na cultura, em projetos sociais, o que evitaria a entrada dos jovens na vida do crime. Todavia, é necessário um reformular de leis no Brasil e principalmente maiores investimentos em áreas que influenciam diretamente numa melhor qualidade de vida e segurança da população.
No entanto, para a maioria da população, de fato a redução da maior idade penal resolveria e/ou amenizaria muito o impacto da participação e consequências dos jovens no mundo do crime. A ausência de uma lei especifica que apresente punições para menores infratores de certa maneira os da liberdade de cometerem cada vez mais crimes, e principalmente servirem de empregados de adultos criminosos. Além disso, a não existência de uma lei e/ou punição pode servir de influencia para que cada vez mais menores entrem no mundo do crime, lembrando que este oferece algumas ilusões de riqueza e prestigio, como dinheiro e posses.
Em virtude do que foi apresentado, é notório que existem pós e contras em relação a menor idade penal. Contudo, cabe às autoridades e governos reformular leis, aumentarem os investimentos nas áreas da educação, lazer e outras, para que depois sim cheguem a conclusão do que é preciso melhorar, garantindo uma

Relacionados