Redução e controle óleo diesel

Páginas: 8 (1914 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS







“REDUÇÃO NO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NA EMPRESA LOUZADA DE TRANSPORTES LTDA.”







FERNANDO SIMANKE LOUZADA


SÃO JERÔNIMO, JULHO 2012

1 CARACTERÍSTICA DA EMPRESA


Empresa de transporte coletivo entre o município de Arroio dos Ratos e a Capital do Estado do Rio Grande do Sul. Fundada em1953 por Cassiano Louzada. Hoje a diretoria é composta pelos sócios Raul Louzada e Danilo Louzada (filhos), de participação igual na empresa.
Em 1997, foi inaugurada a nova sede, na Rua João Candido de Souza, com área total de 9000m² e garagem coberta para 32 ônibus. Possui uma frota de 26 ônibus e 48 colaboradores.
Classificada como linha regular de passageiros supervisionada pela METROPLAN(Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional) onde realiza a ligação diária com a capital através de 29 horários, com partidas das estações rodoviárias de Arroio dos Ratos e Porto Alegre, sendo o primeiro as 5:15 da manhã e o último retornando as 23:00.
Em média dois mil usuários são transportados por dia e oferece também serviço de turismo em todo o Estado Gaúcho. É uma empresatradicional no ramo de transporte de passageiros com credibilidade e conhecimento de quem está à quase seis décadas no mercado, buscando sempre qualidade e satisfação de seus usuários, e ao longo desses anos, provando que é parceira e comprometida com a comunidade Arroio Ratense.
Com o desenvolvimento da região, a Empresa Louzada de Transportes Ltda. observou às necessidades de seus usuários epassou a oferecer melhorias, agregando conforto e novas tecnologias, ampliando sua frota e colocando mais horários à disposição de seus clientes.




2 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA


As Empresas do ramo de transportes de passageiros vêm sofrendo uma diminuição no faturamento, devido ao aumento no custo total do serviço com pedágios e isenções para idosos e portadores de deficiência. Atualmenteexiste também uma grande e constante preocupação com a preservação do meio ambiente, sendo que o combustível é uma fonte não renovável.
Na empresa Louzada, não existe controle no consumo de combustível (óleo diesel) nem manutenção preventiva dos equipamentos de alimentação dos veículos, onde são abastecidos diariamente na sede da empresa, que possui um tanque com capacidade de 15.000 litros por umcolaborador com essa função especifica, mas não é feito nenhum acompanhamento do consumo que os ônibus fazem. Os equipamentos que compõe o sistema de combustível são: bicos injetores, bomba injetora e mangueiras, que são trocados somente quando o veiculo começa a apresentar falhas. Apenas os filtros têm acompanhamento e troca programada.
A Empresa não passa nenhuma orientação aos seus motoristasem relação à velocidade recomendada para obter desempenho e economia satisfatória, resultando assim, numa condução nada econômica e desperdício devido ao excesso de velocidade. O desgaste dos equipamentos como bicos injetores, filtros e bomba de combustível não obedecem à troca preventiva conforme determina o fabricante no manual do proprietário, prejudicando o desempenho do veículo.Financeiramente qual será a economia no consumo de combustível com essas medidas ?

3 OBJETIVO


3.1 Objetivo geral:
Propor alternativas para redução do consumo de combustível na empresa.

3.2 Objetivos específicos:
O objetivo geral poderá ser alcançado através dos seguintes objetivos específicos:

– Implantar treinamento de direção econômica aos motoristas, para que estes secomprometam pela redução do consumo de óleo diesel.
– Criar programa de manutenção preventiva nos veículos.
– Mensurar resultados de consumo com combustível obtido após implantação das medidas com dados anteriores.









4 Justificativa


A justificativa deste projeto baseia-se na necessidade da empresa em controlar o consumo de combustível, de custo elevado. O cenário de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Controle de oleo diesel
  • Controle e oleo diesel
  • Projeto redução de consumo de óleo diesel
  • Óleo Diesel
  • oleo diesel
  • Redução de diesel
  • oleo diesel
  • Óleo diesel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!