Redução sociológica de guerreiro ramos

Páginas: 22 (5351 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
• REDUÇÃO SOCIOLÓGICA


A redução sociológica busca estabelecer através de uma série de regras práticas, integradas a outras correntes de análises sociológicas, qual o papel do desenvolvimento nacional. Para isso busca conhecer a fundo as raízes da força da sociedade brasileira, que apenas recentemente, constituem um ponto referencial. Para tanto, essa análise precisa ser real, baseada emfatos concretos e continuamente sendo traduzida em conceitos.
O Brasil está passado por processo de transformação, onde sua possibilidade de desempenhar papel na história também o transforma radicalmente, estamos hoje em vias de nos tornarmos uma forte personalidade cultural. É nesse processo de amplas mudanças que a redução sociológica atua, dando a possibilidade do estudioso de observar a culturanacional de uma forma singular.


• A CONSCIÊNCIA CRÍTICA DA REALIDADE NACIONAL


A forma como os acontecimentos repercutem na grande massa, assinala uma mudança de mentalidade na sociedade brasileira, isso demonstra a formação de uma consciência crítica da nossa realidade, indicando o surgimento de uma ciência nacional. Essa mentalidade é que torna imperativa a superação do plano deexistência bruta e adoção de uma conduta que consiga perceber limites e possibilidades para uma sobrevivência que ultrapasse a ideia de simples sobrevivência vegetativa.
A autoconsciência coletiva e logo a consciência crítica, são produtos históricos e no Brasil a série de transformações na infraestrutura, possibilitando a superação de caráter reflexo da economia, o que possibilitou que o povo conseguisseapropriar-se desse processo de desenvolvimento industrial capitalista e racionalmente o associasse aos fatores disponíveis.
Essa autoconsciência coletiva, ou elevação, pode ser denominada como historização da passagem dos povos naturais para os povos históricos. Essa divisão é tema controverso entre várias ciências humanas, mas o limiar da questão é analisar que mudanças da contemporaneidadeserviram de estopim para que houvesse tal mudança, essa compreensão é vista como de suma importância.
Esse fato nacional brasileiro mostra que nosso povo esta alcançando a consciência de sua liberdade, personalizando-se. Devido a estímulos concretos, estamos nos tornando projetivos aspirando história e personalização, tornando-nos mais independentes às pressões dos costumes, desenvolvendo aconsciência crítica, distinguindo-nos de pessoas ou coletividade, a uma mera coisa. Essa reação ao colonialismo não se trata de um isolamento, trata-se de uma reinvindicação contra o sistema. As sociedades coloniais hoje buscam afirmassem, porém mantendo o diálogo de forma a repensar a cultura numa perspectiva universal.







• FATORES DE CONSCIÊNCIA CRÍTICA NO BRASIL


Participamos dessamudança psicológica coletiva das sociedades periféricas de forma ímpar, o povo brasileiro vive uma nova etapa do seu processo histórico- social que pode ser corroborada pelos fatos mais aludem essa transformação:
- Industrialização: uma exploração do processo de industrialização do ponto de vista sociológico contribui para caracterizar esse processo de transformação. Sabemos que no inicio do nossodesenvolvimento econômico os impulsos vieram de fora através das exportações, sendo ela inicialmente responsável por fornecer pagamentos aos fatores, especialmente ao fator mão-de-obra. Posteriormente as modificações na nossa economia e o crescimento desta desenvolveram uma corrente comercial interna que, aliada à exportação, introduziu uma especialização na agricultura e consequentemente umatransferência de atividades antes exercidas no âmbito rural para os núcleos urbanos.
Atualmente nossa industrialização demanda elevada capacidade empresarial de particulares e do Estado e assume esse caráter político e transformador da psicologia coletiva, incluindo como já citado, o pensamento projetivo. Hoje somo um povo que atua diante das adversidades de forma a explorar suas capacidades e que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Guerreiro Ramos
  • Resenha guerreiro ramos
  • Principais contribuições de guerreiro ramos
  • Estudo dirigido Guerreiro Ramos
  • Alberto Guerreiro Ramos
  • Cap 2 guerreiro ramos
  • O olhar sociologico guerreiro ramos
  • Paraeconomia e Guerreiro Ramos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!