Redução do IPI na Linha Branca

Páginas: 17 (4168 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2013

SÃO JUDAS TADEU
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS



Redução do IPI na Linha Branca













Porto Alegre
2012

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO
2 SETOR SECUNDÁRIO
2 IMPORTÂNCIA DO SETOR SECUNDÁRIO
2.2 Linha Branca
3 POLÍTICAS MACROECONÔMICAS
3.1 POLITÍCAS FISCAIS
3.1.1 IPI
3.1.1.1 Redução do IPI na Linha Branca
3.1.1.2 impactos da Redução do IPI
3.1.1.4Contrapartida da Indústria - PRI
4 CONCLUSÃO
5. REFERÊNCIAS





1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho pretende mostrar quais foram às contribuições e impactos para a economia do país, proporcionados pela redução no IPI na linha branca anunciada em Dezembro de 2011.
Para tanto será identificada a política econômica aplicada, bem como os itens e percentuais de redução adotados, a fim de compreender osprincipais aspectos para redução do IPI, além de refletir sobre os benefícios desta redução na linha branca.
O presente artigo abordará de forma geral o setor secundário, destacando especificamente a linha branca, que são os eletrodomésticos de maior porte, utilizados para atender as necessidades básicas de uma residência. A partir do assunto principal mencionado, acrescentará as principaiscontribuições proporcionadas pela redução do IPI neste segmento, apontando como ações governamentais atingem a população e a economia, mostrando a importância da redução deste imposto para estimular o crescimento e o desenvolvimento do país de maneira sustentável.













2 SETOR SECUNDÁRIO
O setor secundário faz parte de um ramo de atividade que transforma os produtos do setorprimário, em bens de consumo ou máquinas que tem como finalidade atender as necessidades humanas. O setor secundário agrega indústrias de todos os tipos, como frigoríficos, laticínios, fabricas de roupas, calçados e alimentos em geral, além de construções.
Em um enfoque histórico é possível analisar toda evolução do setor secundário, sendo classificadas em três períodos: artesanato, manufatura eindústria moderna:
a) O artesanato é a primeira etapa na qual o produto é idealizado a partir da transformação de uma determina matéria-prima em um produto, desenvolvido em todas as etapas por um único executor, denominado de artesão.
b) A manufatura representa a segunda etapa do setor secundário na história,quando já existiam algumas máquinas manuais simples e o trabalho era realizado por mais pessoas, existindo a divisão de tarefas no processo de produção.
c) A indústria moderna é a terceira etapa, estando seu processo produtivo ligado ao uso de tecnologias e maquinas que utilizam uma grande quantidade de energia.

• Primeira etapa: essa ocorreuentre 1500 e 1808, quando o país ainda era colônia. Dessa forma, a metrópole não aceitava a implantação de indústrias (salvo em casos especiais, como os engenhos) e a produção tinha regime artesanal.
• Segunda etapa: corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida a permissão para aimplantação de indústria no país a partir de vários requisitos, dentre muitos, a criação, em 1828, de um tributo com taxas de 15% para mercadorias importadas e, em 1844, a taxa tributária foi para 60%, denominada de tarifa Alves Branco. Outro fator determinante nesse sentido foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setorindustrial, que prometia grandes perspectiva de prosperidade.
• Terceira etapa: período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores e também em logística. Assim, houve a construção de vias de circulação de mercadorias, matérias-primas e pessoas, proveniente das evoluções nos meios de transporte que facilitaram a distribuição de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redução ipi
  • Linha branca
  • Redução de IPI Para Móveis
  • REDUÇÃO DO IPI E SUAS CONSEQUÊNCIAS
  • REDUÇÃO ALÍQUOTA IPI
  • Produtos linha branca
  • inovação na linha branca
  • Projeto embalagem linha branca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!