Redução de Custos no setor de PCP

Páginas: 35 (8740 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
FACULDADE PADRE JOÃO BAGOZZI
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL


Gilcemar de Lima
Fabio Ovitzke
Camila Soares
Marcelo Cardoso Pinheiro
Roberto Diego da Silva



REDUÇÃO DE CUSTOS E MELHORIAS NO SETOR DE PCP DA EMPRESA CORGRAF EDITORA GRÁFICA LTDA.





CURITIBA
2013


REDUÇÃO DE CUSTOS E MELHORIAS NO SETOR DE PCP DA EMPRESA CORGRAF EDITORA GRÁFICA LTDA.Trabalho de estudo apresentado à disciplina de Projetos do Curso de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, como requisito parcial para nota do semestre.
Orientador: Gaspar





CURITIBA
2013
RESUMO
A empresa escolhida para nosso trabalho é a Corgraf Gráfica e Editora Ltda, uma empresa familiar que montou seu parque gráfico na cidade de Colombo/PR - Brasil. Os problemasprincipais analisado foram o custo gerado pelo incorreto aproveitamento do papel e as horas extras excedentes decorrentes da falta de matéria-prima, falta de programação, falta de controle na ocupação de máquina, entre outros. Abordando também pontos de desperdícios gerados como conseqüência de um fluxo de trabalho não planejado. A solução sugerida foi a melhoria de processos do PCP – Planejamento eControle de Produção, toda a dinâmica de um PCP e suas ferramentas para organizar, controlar e medir a produção.






















SUMÁRIO


LISTA DE FIGURAS


1. INTRODUÇÃO
Definir quais atividades produtivas realizar, quando e com quais recursos para atender à demanda é um dos conjuntos de decisões mais complexos dentro da área de administração da produção. Essacomplexidade é resultado, sobretudo, da enorme quantidade de variáveis envolvidas que influenciam os diferentes e conflitantes objetivos de desempenho do sistema de planejamento, programação e controle da produção das organizações. Mesmo para operações muito pequenas, existe uma infinidade de programas viáveis e, por isso, a programação raramente tenta dar uma solução ótima, mas aquela soluçãoconsiderada viável e aceitável (SLACK, 2009).
No Brasil segundo pesquisa encomendada pela Abrigraf (Associação Brasileira das Indústrias Gráficas) e realizada pelo IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial existem mais de 20 mil gráficas, das quais aproximadamente 97% dessas gráficas têm menos de 100 funcionários, ou seja, muitas gráficas ainda trabalham de forma “amadora” e os custos deprodução são elevados, consumindo parte do lucro dessas empresas. Através de um case real vamos demonstrar a importância de se ter um departamento de PCP organizado nas gráficas. Mesmo sendo ela pequena. Empresários donos de gráfica terão a real dimensão de quanto estão perdendo de dinheiro ou na melhor das situações deixando de ganhar com administração de suas gráficas de forma incorreta.Planejamento, programação, aproveitamento de papel, redução de horas extras, fluxo de trabalho, entregas dentro dos prazos prometidos são alguns pontos que veremos durante o nosso trabalho. (ABIGRAF, 2009).

1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
Quase 57% das unidades produtivas possuem entre zero e quatro funcionários. Outras 19% têm entre cinco e nove empregados. Entre dez e 19 empregados, são 13% das unidades.Isso significa que apenas 11% das unidades gráficas em operação no setor, empregam mais de 19 funcionários (mão de obra diretamente empregada e formalmente registrada). Segundo o levantamento do IEMI, 2012, somente oito unidades produtivas empregam diretamente mais de 1.000 funcionários. (ABIGRAF, 2009).
As micro e pequenas empresas, consideradas aquelas que têm entre zero e 19 funcionários,representam 88,7% do contingente empresarial gráfico e por 32,2% dos empregos gerados pelo setor. Por ser o grupo de empresas preponderantes no parque gráfico, sua evolução no período estudado (de 2005 a 2007) segue a mesma tendência de crescimento (6,6%) verificada no número total de empresas gráficas ativas. (ABIGRAF, 2009)

1.2 PROBLEMÁTICA
Atualmente a empresa Corgraf, está com o setor de PCP...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redução de custos
  • a Redução de custos
  • Redução de Custos
  • Redução de custos
  • Redução de custos
  • REDUÇÃO DE CUSTOS
  • Reducao de custos
  • ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO NO SETOR DE TRANSPORTES PARA REDUÇÃO DO ESTRESSE E DOS CUSTOS COM HORAS EXTRAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!