redução de custo com diminuição de vazamentos de ar comprimido

Páginas: 21 (5031 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
PROPOSTA DE MELHORIA PARA REDUÇÃO DE CUSTO, RELACIONADO À DIMINUIÇÃO DOS VAZAMENTOS DE AR COMPRIMIDO.
Diego Prestes
Jonas Sales de Oliveira
Thiago Toppel1
Fabiana Cristina de Campos
José Oneris Dissenha2
Wanderson Stael Paris3



RESUMO

Opresente trabalho foi direcionado pela implantação de melhorias visando minimização do desperdício de ar comprimido na empresa Safety Car, com início no setor de montagem. Entre as melhorias, Propostas de criação de um carrinho de ferramentas e peças pneumáticas de primeira urgência, juntamente com a Proposta de Alteração do plano de monitoramento de vazamentos de ar comprimido mudança das ações do planopreventivo pneumático, um Novo modelo do check list diário de recepção do posto de trabalho, e ainda a Criação e implantação de Comunicação audiovisual de conscientização sobre vazamentos de ar comprimido.


Gráfico de utilização do ar comprimido
Fonte: Os autores (2014)

Palavras-chave: PCM (Planejamento eControle da Manutenção). Melhoria contínua. Ar comprimido. SGA (Sistema de Gestão Ambiental). Redução de custo.


1 INTRODUÇÃO


Os sistemas de ar comprimido são amplamente utilizados na indústria como fonte de energia para acionamento, que conforme Aquino (2013) vem sendo frequentemente considerada como a “quarta utilidade”. Quase toda instalação industrial, desde uma pequena oficina atéuma grande indústria, tem algum sistema de ar comprimido. A produção de ar comprimido pode ser um dos processos mais dispendiosos da fábrica. Atualmente, a maior parte do ar comprimido é produzida por compressores acionados por motores elétricos e quase sempre provenientes dessa operação acontece o desperdício de ar ocorrendo o prejuízo nesse fator (energia elétrica). Na pesquisa bibliográfica osautores comentam e aconselham a eliminação de vazamentos, reduzindo assim as perdas provenientes do desperdício de ar, que quanto mais existente, maior o custo do produto ou serviço. A proposta visa eliminar desperdícios de ar pensando na melhoria contínua que tem se consagrado como uma das formas mais eficientes de aumentar a competitividade de uma empresa (Bessant 1994), redução nos custosoperacional, aumento da produtividade nos processos de manufatura, redução nos gastos de capital onde a economia conquistada pode ser refletida em produto com menor custo e benefícios para colaboradores (PLR). Sem perder a visão de estar sempre dentro das normas de segurança do trabalho, normas e leis ambientais. Devido à uma reunião com superiores, foi solicitado ideias para melhorias visando reduçãode custo. Tivemos a nossa proposta de intervenção com a redução de vazamentos de ar comprimido escolhida, e total apoio para implantação. Onde modificamos o monitoramento da rede pneumática semestral para mensal. Visando uma adesão geral do programa, serão implantados indicadores que ficarão ao alcance de todos na organização com a apresentação semanal em televisores explicados pelos supervisores.Temos que estabelecer metas complexas e atingi-las com eficiência.

COMPRESSOR VAZANDO DINHEIRO
FONTE: OS AUTORES

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


2.1 MELHORIA CONTÍNUA


Segundo Deming (1982), engajar todos da organização no programa de transformação e melhorias ajuda a empresa encarar a competitividade. Feigenbaum (1983)diz que na tecnologia moderna todos devem se envolver, o departamento de qualidade sozinho não resolve.


2.2 FERRAMENTA DA QUALIDADE 5W 2H

Segundo Marshall Jr. (2010 p.112) o 5W2H é uma das técnicas mais eficazes para o planejamento de atividades, tarefas, ações e outros aspectos necessários para a execução de um trabalho. Sendo muito conhecida por ser simples e de fácil utilização. É...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inspeção de vazamento ar comprimido
  • Ar comprimido
  • ar comprimido
  • Ar comprimido
  • Ar comprimido
  • AR Comprimido
  • Ar Comprimido
  • Ar comprimido

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!