Redução da instabilidade e melhoria de desempenho do sistema mrp

Páginas: 30 (7346 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
Redução da instabilidade e melhoria de desempenho do sistema MRP
 
MRP system: nervousness reduction and performance improvement
 
 
Moacir Godinho Filho; Flavio Cesar Faria Fernandes
Universidade Federal de São Carlos
 
 
RESUMO
O artigo propõe um método para melhorar o desempenho do sistema MRP em umestudo de caso, uma grande empresa que produz materiais para escrita. O método é conseqüência de um levantamento bibliográfico e de características particulares do estudo de caso. Este método parte do princípio de que a melhoria de desempenho dos sistemas MRP é viabilizada pela redução no grau de instabilidade de tais sistemas e esta por sua vez só pode ser conseguida por meio de doisfatores-chave: i) uma correta parametrização do sistema e ii) um planejamento e programação da produção integrados voltados para a elaboração de um Plano Mestre de Produção (MPS) factível, respeitando as limitações de cálculo de capacidade do sistema. O método foi implementado e os resultados foram: uma redução drástica na instabilidade do sistema, com conseqüente redução nos custos dos estoques, melhoria nonível de serviço e aumento da satisfação e confiança das pessoas com relação ao sistema.
Palavras-chave: Sistema MRP, redução da instabilidade, melhoria de desempenho, estudo de caso.
[pic]
ABSTRACT
The paper presents a method designed to get an improvement of the system performance in a case study, a large company that produces materials for writing. The methodarises from a literature survey and from the particular characteristics of the case study. The method argues that the improvement on MRP performance is attained by system nervousness reduction which is supported by two main factors: i) system parameters must be determined in a precise way; ii) integrated production planning and scheduling focused on development of a realistic Master ProductionSchedule (MPS), which takes account the system capacity. The method was applied and the results were: reduction of system nervousness, reduction of inventory costs, improvement of service level, increase of the workers satisfaction and increase the reliance on the MRP system.
Key words: MRP system, system nervousness reduction, performance improvement, case study.
[pic]
  
INTRODUÇÃO
Os SPCP (sistemas de planejamento e controle da produção) são sistemas que provêem informações que suportam o gerenciamento eficaz do fluxo de materiais, da utilização de mão-de-obra e equipamentos, a coordenação das atividades internas com as atividades dos fornecedores e distribuidores e a comunicação/interface com os clientes no que se refere a suasnecessidades operacionais (CORRêA & GIANESI, 1996).Um dos mais importantes e utilizados SPCP é o sistema MRP (Material Requirements Planning) e seu sucessor, o MRP II (Manufacturing Resources Planning).
Os maiores benefícios do sistema MRP são: diminuição dos custos de estoques, diminuição do leadtime dos produtos e aumento do nível de serviço ao cliente. Para Corrêa & Gianesi (1996) o MRP éideal para a empresa que tem como objetivos estratégicos prioritários o cumprimento de prazos e a redução de estoques. Porém, conseguir estes objetivos, na prática, nem sempre é tão fácil. Inúmeros problemas devem ser enfrentados pelos usuários dos sistemas MRP para que o desempenho desses sistemas possa ser satisfatório. Dentre os problemas podem ser citados: falhas na parametrização do sistema, aabordagem de capacidade infinita com a qual tais sistemas trabalham e a instabilidade desses sistemas. Esta instabilidade é chamada na literatura de "nervosismo do sistema" (system nervousness). Este termo é definido por Ho & Ho (1999) como a modificação de datas e quantidades de ordens planejadas causando uma mudança no planejamento das prioridades destas ordens; quanto maior a ocorrência de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto da instabilidade e melhoria de desempenho do sistema MRP
  • MRP COMO SISTEMA PROPULSOR DE MELHORIAS NA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
  • sistema MRP
  • Sistema MRP
  • O SISTEMA MRP
  • Sistema MRP
  • SISTEMA MRP
  • Sistema mrp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!