Redução da dor em mulheres

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Redução da dor em mulheres com osteoporose submetidas a um programa de atividade física.

Participaram deste estudo 15 mulheres com idade entre 50 e 70 anos com diagnóstico densitométrico deosteoporose na coluna lombar (L2-L4). Todas as voluntárias realizaram o exame de densitometria óssea. Os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde foram utilizados para o diagnóstico daosteoporose. Assim, foram consideradas para este estudo as voluntárias cuja densidade mineral óssea em L2-L4 era superior a 2,5 desvios-padrão abaixo da média para adultos jovens. Os critérios para ainclusão na pesquisa foram: osteoporose em L2-L4, confirmada pelo exame de densitometria óssea; ausência de doenças cardiovasculares, neurológicas, ortopédicas ou déficit cognitivos que as tornassemincapazes de realizar o programa de atividade física; índice de massa corporal normal, ou seja, entre 20 e 25 kg/m2; declaração espontânea de uso de analgésico por no mínimo três vezes por semana, paraalívio da dorsalgia no mês anterior à avaliação inicial deste estudo. E outro critério de exclusão foi a não participação em pelo menos 80% do programa de atividade física proposto.
Após a avaliaçãoinicial, as participantes foram submetidas a um programa de atividade física com frequência de duas vezes por semana, em sessões de 1 hora de duração, foi desenvolvido durante 28 semanas consecutivas. Afrequência cardíaca (FC) foi aferida antes de iniciar os exercícios e a cada 20 minutos de atividade; desse modo foi controlada a intensidade dos exercícios a que as mulheres estavam sendo submetidas:sempre que a FC ultrapassava 65 a 75% da frequência cardíaca máxima, de acordo com a idade, a paciente diminuía a intensidade da atividade física até sua estabilização.
O programa de atividade físicafoi constituído por sessões de uma hora: 10 minutos de exercícios de alongamento de membros superiores e inferiores, enfatizando-se o alongamento da musculatura do tronco; 30 minutos de caminhada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redução da dor em mulheres com osteoporose submetidas a um programa de atividade física
  • A eficácia da ginástica laboral na melhora da flexibildade e na redução da dor
  • MULHERES COM ANEMIA FALCIFORME (CON) VIVENDO COM AS ÚLCERAS DE PERNA E A DOR
  • Influência da soja na redução dos fogachos e dos lipídeos plasmáticos em mulheres no climatério – revisão...
  • O que é a dor
  • Dor
  • A dor
  • Dor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!