Redução de custos utilizando as ferramentas de qualidade nas recapadoras e remoldadora.

3647 palavras 15 páginas
Tema: REDUÇÃO DE CUSTOS UTILIZANDO AS FERRAMENTAS DE QUALIDADE NAS RECAPADORAS E REMOLDADORA.

Problema: Como reduzir custos em recapadoras e remoldadoras de pneus utilizando as ferramentas de qualidade?

Objetivos

 Relacionar as técnicas de qualidade que podem reduzir custos nas recapadoras e remoldadoras;
 Demonstrar a utilização do ciclo PDCA e o diagrama de Ishikawa na redução de custos.

2. Fundamentação Teórica

2.1 O SURGIMENTO DO PNEU

O pneu surgiu juntamente com a Revolução no setor dos transportes, que ocorreu no século XIX. O invento veio da necessidade de substituir as rodas de madeira e ferro usadas em carroças da época.
Porém, o grande advento do pneu trouxe consigo a problemática socioambiental. O fato é que a maioria dos pneus está sendo abandonados em locais inadequados, interferindo negativamente na qualidade de vida da população e no ecossistema.
O autor ainda destaca que uma forma encontrada para amenizar esse impacto é a utilização de metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre essas medidas, a recapagem é um mecanismo bastante utilizado para combater o descarte incorreto de pneus usados.
A alternativa de recapar pneus, faz com que a empresa reformadora adote estratégias de desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental. É um processo criativo humano para gerir novas possibilidades produtivas, inserindo valores e hábitos que estabelecem sinergia no âmbito social, ambiental e tecnológico.
Segundo dados de informativos técnicos, Taliotto (2009) o processo de recapagem de pneus, em que a camada superior da banda de rodagem é reposta e vulcanizada, permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. É uma atividade pioneira em termos de

Relacionados

  • RECAPAGEM DE PNEUS
    8029 palavras | 33 páginas
  • Supply chain management
    6521 palavras | 27 páginas