redfsdfsdf

609 palavras 3 páginas
1) Qual a diferença entre Geologia e Geofísica?
R: Ambas são ciências que estudam o Planeta Terra, a principal diferença é que a Geologia o faz por meio de observações diretas, através de análise das rochas e seus minerais, buscando conhecimento para melhor aproveitamento dos recursos naturais, ocupação do solo e outros enquanto a Geofísica o faz por observações indiretas, ou seja, utilizando diferentes propriedades físicas para o entendimento da Terra que envolve o estudo daquelas partes profundas da Terra que não podemos ver através de observações diretas, medindo suas propriedades físicas com instrumentos sofisticados e apropriados.

2) Como a Geologia está associada ao petróleo?
R: Pesquisando reconhecimento da bacia sedimentares ela estuda a possibilidade de acúmulos de petróleo e gás. Na exploração se examina amostra, verifica-se e elabora teste e se acompanha toda a perfuração.

3) O que são métodos sísmicos?
R: Os métodos sísmicos estudam a propagação no terreno de ondas sísmicas produzidas artificialmente. A velocidade de propagação depende das constantes elásticas e da densidade do terreno. O contato entre diferentes tipos de corpos geológicos com diferentes velocidades de transmissão de ondas sísmicas definem superfícies de separação em que as ondas sofrem refração, reflexão e difração. A sísmica de refração é o método mais usado em engenharia geológica, este método permite registar a energia que volta à superfície após ter sofrido refração no limite do subsolo.

4) Qual a diferença entre Reflexão e Refração?
R: Reflexão e o método que observa o comportamento das ondas sísmicas após penetrarem na crosta e ser refletida a superfície e então detectadas por sensores e Refração observa o comportamento das ondas sísmicas que se propagam em uma sub-superfície e viajam a grandes distancias, sendo captadas por sensores.

5) O que são Bacias Sedimentares?
R: As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas

Relacionados