RedesI Lista Exercicios II

1051 palavras 5 páginas
Disciplina: Redes de Computadores
Professor: Sidney Doria
Nome do aluno:

Lista de Exercícios Nº 2
1. Relacione cinco aplicações da Internet não proprietárias e os protocolos de camada de aplicação que elas usam.
2. Para uma sessão de comunicação entre um par de processos, qual processo é o cliente e qual é o servidor?
3. Em uma aplicação de compartilhamento de arquivos P2P, você concorda com a afirmação: “não existe nenhuma noção de lados cliente e servidor de uma sessão de comunicação”? Por quê?
4. Que informação é usada por um processo que está rodando em um hospedeiro para identificar um processo que está rodando em outro hospedeiro?
5. Suponha que você queira fazer uma transação de um cliente remoto para um servidor da maneira mais rápida possível. Você usaria o UDP ou o TCP? Por quê?
6. Com referência à Figura 2.4, vemos que nenhuma das aplicações relacionadas nela requer 'sem perda de dados' e 'temporização'. Você consegue imaginar uma aplicação que requeira 'sem perda de dados' e seja também altamente sensível ao atraso? 7. Lembre-se de que o TCP pode ser aprimorado com o SSL para fornecer serviços de segurança processo a processo, incluindo a decodificação. O SSL opera na camada de transporte ou na camada de aplicação? Se o desenvolvedor da aplicação quer que o TCP seja aprimorado com o SSL, o que ele deve fazer?
8. O que significa Protocolo de apresentação (handshaking protocol)?
9. Por que HTTP, FTP, SMTP, POP3 e IMAP rodam sobre TCP e não sobre UDP?
10. Considere um site de comércio eletrônico que quer manter um registro de compras para cada um de seus clientes. Descreva como isso pode ser feito com cookies.
11. Descreva como o cache Web pode reduzir o atraso na recepção de um objeto desejado. O cache Web reduzirá o atraso para todos os objetos requisitados por um usuário ou somente para alguns? Por quê?
12. Porque se diz que FTP envia informações de controle ‘Fora da Banda’?
13. Suponha que Alice envie uma mensagem a Bob por meio de uma conta de e-mail

Relacionados

  • Apostila gams
    17723 palavras | 71 páginas
  • Apostilapedagogica2011
    285611 palavras | 1143 páginas