Redes e organizações

Páginas: 2 (472 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2011
RESUMO E APRECIAÇÃO CRÍTICA

REDES E ORGANIZAÇÕES: ALGUMAS QUESTÕES CONCEITUAIS E ANALÍTICAS

Disciplina: Teoria das Organizações

Aluno: João Lucas
RESUMO
A palavra rede tem sido usadapara designar uma enorme gama de atividades quer seja na área econômica, quer seja nas relações entre países, bem como em alianças estratégicas entre organizações distintas como em outras relaçõessociais. Portanto, o termo rede se tornou flexível porque está sendo empregado em áreas distintas conceituando as atividades particulares de cada área.
Porém discute-se o emprego da palavra rede estásendo devidamente usado para conceituar atividades tão distintas e se está auxiliando a compreensão do venha ser necessariamente esse fenômeno.
Primeiramente o conceito de uma palavra deve ofereceruma ordem de fatores que possibilite o entendimento da classificação e a descrição do objeto, ou seja, o porque aquele objeto está enquadrado naquele nome. O que está acontecendo com o uso da palavrarede é que ela vem sendo aplicada para situações em que não contempla integralmente o significado de rede. Uma outra questão é a falta de delimitação do objetivo da atuação de uma rede e a dificuldadede se estabelecer a ligação do conceito de redes sociais com a Administração.
As redes tem interessado a Administração contemporânea. Este fato é comprovado pela quantidade e pela diversidade deartigos publicados nos últimos anos. Porém, a crítica que se faz é que tem se dedicado aos temas mais vendáveis que mais favorece a questões financeiras em detrimento aos temas mais relevantes do pontode vista acadêmico.
A explicação do fato das redes despertarem tanto interesse está relacionado a mudanças do cenário econômico e organizacional do capitalismo contemporâneo a partir da metade dosanos 60. Neste período a economia foi abalada com altas taxas de desemprego e inflação diminuindo assim o poder de compra do mercado interno. Como consequência as organizações intensificaram sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes sociais e organizações
  • AS REDES SOCIAIS E SEUS IMPACTOS NAS ORGANIZAÇÕES.
  • O reflexo da sociedade em rede nas organizações
  • Teoria das organizações
  • PROTOCOLOS DE REDE UTILIZADOS NAS ORGANIZAÇÕES
  • Segurança de rede nas organizações
  • Redes sociais e suas influências nas organizações
  • COMO AS REDES SOCIAIS PODEM INTERFERIR NAS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!