Redes (tópico sobre mib)

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
O conhecimento das MIB's (Base de Informações Gerenciáveis) , e principalmente, o conhecimento de como utilizar estas informações, são de fundamental importância na Gerência de Redes. Este hiperdocumento procura introduzir o conceito de MIB e apresentar os dois principais padrões de MIB, a MIB da OSI e a MIB da Internet, aprofundando mais neste último, no qual serão apresentados todos os objetosgerenciados e suas possíveis utilizações.
O que é uma MIB
Antes de definir o que é uma MIB, será introduzido o conceito de objetos gerenciados.
Um objeto gerenciado é a visão abstrata de um recurso real do sistema. Assim, todos os recursos da rede que devem ser gerenciados são modelados, e as estruturas de dados resultantes são os objetos gerenciados. Os objetos gerenciados podem ter permissõespara serem lidos ou alterados, sendo que cada leitura representará o estado real do recurso e, cada alteração também será refletida no próprio recurso. Dessa forma, a MIB (Management Information Base) é o conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informações necessárias para a gerência da rede, possibilitando assim, a automatização de grande parte das tarefas de gerência. Ospadrões de gerenciamento OSI e Internet definiram MIBs que representam os objetos necessários para a gerência de seus recursos. Neste hiperdocumento serão apresentadas considerações sobre a MIB da OSI e a MIB Internet, bem como as diferenças entre as MIBs desses dois padrões.
O padrão OSI define três modelos para gerência de redes: o modelo organizacional, o modelo informacional e o modelofuncional. O modelo organizacional descreve a forma pela qual a gerência pode ser distribuída entre domínios e sistemas dentro de um domínio. O modelo funcional descreve as áreas funcionais e seus relacionamentos. Já o modelo informacional provê a base para a definição de objetos gerenciados e suas relações, classes atributos, ações e nomes.
Na definição de objetos gerenciados é utilizada a orientaçãoa objetos. Objetos com características semelhantes são agrupados em classes de objetos. Uma classe pode ser uma subclasse de outra, e a primeira herda todas as propriedades da segunda. Uma classe é definida pelos atributos da classe, pelas ações que podem ser invocadas, pelos eventos que podem ser relatados, pela subclasse a qual ela deriva e pela superclasse na qual ela está contida.
Para adefinição dos objetos gerenciados deve-se considerar três hierarquias: hierarquia de herança, de nomeação e de registros usados na caracterização e identificação de objetos gerenciados.
A seguir descreveremos cada uma das hierarquias mencionadas acima.
Hierarquia de Herança
Também denominada hierarquia de classe, tem como objetivo facilitar a modelagem dos objetos, através da utilização doparadigma da orientação a objetos. Assim podem ser definidas classes, superclasses, subclasses. Trata-se de uma ferramenta para uma melhor definição de classes.
Hierarquia de Nomeação
A hierarquia de nomeação, também chamada hierarquia de containment, descreve a relação de "estar contido em" aplicado aos objetos. Um objeto gerenciado está contido dentro de um e somente um objeto gerenciado.
Um objetogerenciado existe somente se o objeto que o contém existir, e dependendo da definição, um objeto só pode ser removido se aqueles que lhe pertencerem forem removidos primeiro.
Hierarquia de Registro
A hierarquia de registro é usada para identificar de maneira universal os objetos, independentemente das hierarquias de heranças e nomeação. Esta hierarquia é especificada segundo regras estabelecidaspela notação ASN.1 (Abstract Syntax Notation. One).
Assim, cada objeto é identificado por uma sequência de números, correspondente aos nós percorridos desde a raiz, até o objeto em questão.
Esta hierarquia é também usada pelo padrão Internet, e será explicada melhor na próxima seção.
O RFC 1066 apresentou a primeira versão da MIB para uso com o protocolo TCP/IP, a MIB-I. Este padrão explicou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tópicos de redes
  • Trabalho Sobre MIB
  • Leis sobre rdc em relação aos mibs
  • Principais tópicos sobre crônica
  • Sobre Redes
  • topicos sobre reciclagem
  • Tópicos sobre a União Européia
  • Tudo sobre o lixo ( topicos )

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!