Redes sociais: o preço da corrida contra o anonimato

Páginas: 3 (658 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
Redes sociais: o preço da corrida contra o anonimato
Jéssica Vieira da Silva[1]

Sua foto certamente não estampa a capa das mais variadas ‘revistas de fofoca’ do país, mas grande partedos seus amigos – e não tão amigos assim - sabe exatamente o que você está fazendo agora.
A corrida contra o anonimato nunca foi tão disputada desde o surgimento das redes sociais ou, maiscorretamente, redes sócio-virtuais. Tornar-se uma celebridade de sucesso dentre membros de um mesmo espaço virtual virou uma grande disputa na qual o único objetivo, executado de forma sabiamenteestratégica, é ganhar a tão sonhada popularidade. Objetivo este não muito diferente do que têm as emergentes celebridades. Entretanto, com um único e significativo diferencial: os anônimos vão, a todo custo,em busca de informações sobre as celebridades. Você, para se tornar uma delas, precisa fornecer informações que despertem a curiosidade de todos os anônimos.
Na página inicial do seu Orkut,“Quem é você?” Longe de responder “Eu sou o Lobo Mau”, por favor, a primeira intenção de quem quer se tornar popular é divulgar suas qualidades, mas não aquelas que ‘todo mundo tem’. Quem quer ser popularprecisa de diferencial. Afinal de contas, o número de fãs é um dado bastante revelador.
Como se isso não bastasse, todos devem saber se você fuma, bebe, mora sozinho ou com os pais, qual é asua altura, se tem tatuagem, o que mais te atrai e, claro, o seu estado civil. Ah,explicar para todos no Orkut que você está namorando virou uma prova de amor mais que obrigatória entre os casais.Por falar nisso, quer fazer com que o número de visualizações do seu Orkut suba para a casa das centenas e sua página de recados mostre votos de felicitações? Se estiver solteiro (a), mude seuestado civil para ‘namorando’ (mas não tente fazer o contrário...). Assim como acontece com as celebridades tradicionais, os fãs não resistem a dar ‘uma espiadinha’ e querem saber quem é a sua mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Anonimato e as Redes Sociais
  • Redes sociais: prós e contras
  • Crimes Contra a Honra no Ambito das Redes Sociais
  • O USO DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO PARA A PRÁTICA DE CRIMES CONTRA A HONRA
  • A corrida contra o tempo para copa 2014
  • Redes sociais e redes de empresa
  • Redes sociais
  • Redes sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!