Redes de distribuição de conteudo

Páginas: 9 (2047 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Caracterização das Redes de Distribuição de Conteúdo

Ronan Oliveira de Andrade

Centro de Tecnologia e Urbanismo – Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
Cep: 64.002-150 – Teresina – PI – Brasil

roaoliver@gmail.com



Abstract. A Content Distribution Network (CDN) is a large distributed system of servers deployed across multiple data centers that collaborate on the Internet todeliver content to end users with high availability and high performance. This work will be a characterization of the RDC network with their strengths, weaknesses and current use.


Resumo. Uma Rede de Distribuição de Conteúdo (RDC) é um grande sistema distribuído de servidores implantados em vários datacenters na internet que colaboram para fornecer conteúdos aos usuários finais com altadisponibilidade e alto desempenho. Neste trabalho será feito uma caracterização da rede RDC com seus pontos fortes, pontos fracos e utilização atual.


1. Introdução


A crescente demanda por conteúdos na internet aumentou consideravelmente em todo mundo. Alguns destes conteúdos, em especial os conteúdos de multimídia, a tarefa de transmitir um vídeo armazenado em fluxo continuo, sob demanda,a um grande número de usuários distribuídos geograficamente é um desafio e tanto. A fim de resolver esse gargalo, demanda o uso de múltiplos servidores que possuem réplicas dos conteúdos e estão, geralmente, mais próximos dos clientes (usuários). A estratégia de utilização de múltiplos servidores caracteriza uma Rede de Distribuição de Conteúdos (RDC), que consiste tipicamente de redessobrepostas usadas para posicionar réplicas dos conteúdos nas proximidades dos clientes, que distribuem requisições com o objetivo de reduzir atraso, a carga nos servidores, congestionamento da rede, melhorando assim a Qualidade de Serviço (QoS) percebida pelos usuários.

2. Visão Geral


[pic]

Figura 1. Modelo RDC


A figura 1 mostra o modelo de uma RDC onde os clusters de servidores webreplicados abrange todo o mundo estão localizados na extremidade da rede à qual os usuários finais são conectados. A ideia principal é de redirecionar as requisições de conteúdo para uma das réplicas de acordo com regras de seleção/redirecionamento. Assim, o armazenamento dos conteúdos em servidores mais próximos aos clientes torna a entrega desses conteúdos mais eficiente, aumentando as taxas detransferência de dados devido à diminuição dos gargalos nas redes de acesso e reduzindo a latência no acesso dada a proximidade entre os sistemas finais envolvidos. Assim, o usuário acaba se comunicando com um servidor RDC replicado perto dele e recupera arquivos a partir desse servidor.

RDCs são usados ​​para entregar conteúdo estático (como imagens, scripts, folhas de estilo), streaming media(como aúdio, vídeo em tempo real) e serviços de conteúdos diferenciados (como serviço de diretório, e-commerce, serviço de transparencia de arquivos). Fontes de conteúdo são fornecidos por várias empresas prestadoras de serviço web que os clientes interagem com RDC especificando a solicitação de conteudo através de diferentes tipo de aparelho suportado, tais como, notebook, smartphone, PC,celular.

Classificaremos uma rede RDC baseado em quatro questões fundamentais, são eles: composição RDC, distribuição e gerenciamento de conteudo, pedido de encaminhamento e medição de desempenho.

3. Composição RDC


A estrutura de um RDC varia de acordo com o conteúdo/serviços que presta aos usuários e os componentes são intimamente relacionados um com o outro. A figura 2 mostra com base nascaracteristicas estruturais das várias RDCs que são essenciais para a composição de um RDC e se dirigem a organização, os tipos de servidores usados, relacionamentos e interações, bem como o conteúdo diferente e serviços prestados.

[pic]

Figura 2. Composição RDC


4. Distribuição e Gerenciamento de Conteúdo


A Internet hoje em dia evoluiu de um modelo cliente-servidor em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede de distribuição
  • Distribuição de rede
  • Rede de Distribuição
  • Redes de distribuição
  • Redes de Distribuição
  • rede de distribuicao
  • Redes de distribuição
  • Redes de Distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!