Redes de computadores

Páginas: 11 (2629 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PROJETO REDES ESTRUTURADA















São Paulo 2012

























OBJETIVOS

Através de uma rede estruturada de computadores se provem conectividade dentro do supermercado, permitindo o intercâmbio entre os diversos setores do estabelecimento, no intuito de centralizar a informação de forma rápida. As informações dadas neste projeto têm como objetivo a implementação de um ambienteestável, possibilitando seu crescimento a curto e longo prazo.

JUSTIFICATIVAS

A agilidade nos serviços internos e administrativos, resultando em melhor atendimento aos clientes, além de suprir informações preciosas aos lojistas, que poderão de forma mais eficaz controlar seu sistema de estoque e fluxo de mercadorias.







INFORMAÇÕES ADICIONAIS



Protocolo TCP/IP

Projetado para serutilizado na internet, por possuir a disponibilidade de comunicação entre redes de diversos tipos, além de fornecer os protocolos de comunicação, definem também uma serie de aplicações eficientes em sua arquitetura. O DHCP (Dinamc Host Configuration Protocol) possibilita a distribuição automática dos endereços IP de forma manual, dinâmica ou automática, para as maquinas na rede.





DISPOSIÇÃOORGANIZACIONAL

O estabelecimento contará com 4 frentes de caixas automatizados, com leitores de códigos de barra, possuirá uma central administrativa, que poderá ou não ser integrada a rede a ser desenvolvida, em um núcleo de conectividade, onde estará localizado o roteador e switch de toda a estrutura de rede

Na seção de carnes e pães, disposta nos fundos do supermercado, estarão implementadas balançasdigitais que terão sua base de dados conectadas ao núcleo de conectividade.

Espalhados estrategicamente pelos corredores haverá pontos de consulta ao cliente, para fácil verificação de preços e produtos.







RELATÓRIO COM TECNOLOGIA DISPONÍVEL

Será usado no projeto de rede a topologia Hierárquica, através de cabos UTP CAT5. O cabeamento será passado por canaletas suspensas, a qual sairá dasala dos servidores por todo o corredor até chegar a cada ponto de conexão.





DISPOSIÇÃO DOS COMPUTADORES



Na frente de caixa serão utilizados quatro (4) PCs, conectados a rede e quatro (4) leitores de códigos de barra, na administração serão utilizados dois (2) PCs, conectados a rede um (1) impressora, nos setores de açougue, padaria, hortifrúti, contarão com uma (1) balança computadorizada,no estoque um (1) computador e uma (1) impressora, na sala da administração contara com mais dois computadores sendo um para a sala do gerente e outro para o diretor (Proprietário).

DESCRIÇÃO LOGICA

Projeto contará com 23 hosts, nos quais são:

10 estações de trabalhos

2 Servidores, onde um e usado como backup

3 Switches

1 Roteador

4 Impressoras de rede

2 Ponto para consulta de preços

1Relógio de ponto para entrada e saída de funcionários

Neste projeto estamos usando uma configurações criada por um grupo que desenvolveu o C.I.D.R (Classsless Inter Domain Routing) /27 com:

Com isto temos 32 host onde 30 são validos e 2 são inválidos IP 10.0.0.0 éredes IP 10.0.0.1........ IP 10.0.0.31 validos IP 10.0.0.32que é utilizado para Broadcast É utilizado a Subnet 255.255.255.224/27



As configurações de IP para cada host são:

Roteador IP: 10.0.0.1

Servidor BD IP: 10.0.0.2

Servidor Backup IP: 10.0.0.3

Estações de Trabalho:

Diretor ___IP: 10.0.0.4...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede de computadores
  • redes de computadores
  • redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Rede de computadores
  • Redes de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!