REDES DE COMPUTADORES

Páginas: 17 (4191 palavras) Publicado: 23 de junho de 2013
REDES DE COMPUTADORES






MANAUS-AM
2012
nome





REDES DE COMPUTADORES




Trabalho de aula para obtenção de nota na disciplina de Redes de computador ministrado pela


MANAUS-AM
2012
SUMÁRIO

SUMÁRIO 3
1.Corrida pela tecnologia 4
2.Modelo de implantação 6INTRODUÇÃO

A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesmafacilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
Entendendo Computação nas Nuvens Estamos habituados a utilizar aplicações instaladas em nossos próprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos neles. No ambiente corporativo, esse cenário é um pouco diferente, já que nele é mais fácil encontrar aplicações disponíveis em servidores que podem seracessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede.
O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas x ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável doque o uso de unidades físicas.



1. Corrida pela tecnologia

Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital". Aos poucos, essa tecnologia vai deixando de ser utilizada apenas em laboratórios para ingressar nas empresas e, em breve,em computadores domésticos.








O primeiro serviço na Internet a oferecer um ambiente operacional para os usuários—antigamente, disponível no endereço www.webos.org—foi criado por um estudante sueco, Fredrik Malmer, utilizando as linguagens XHTML e Javascript. Atualmente, o termo AJAX é adotado para definir a utilização dessas duas linguagens na criação de serviços na Internet.
Em1999, foi criada nos EUA a empresa WebOS Inc., que comprou os direitos do sistema de Fredrik e licenciou uma série de tecnologias desenvolvidas nas universidades do Texas, Califórnia e Duke. O objetivo inicial era criar um ambiente operacional completo, inclusive com API para o desenvolvimento de outros aplicativos.
2. Modelo de implantação
No modelo de implantação, dependemos das necessidadesdas aplicações que serão implementadas. A restrição ou abertura de acesso depende do processo de negócios, do tipo de informação e do nível de visão desejado. Percebemos que certas organizações não desejam que todos os usuários possam acessar e utilizar determinados recursos no seu ambiente de computação em nuvem.
Privado - As nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um únicousuário (uma empresa, por exemplo). Diferentemente de um data center privado virtual, a infraestrutura utilizada pertence ao usuário, e, portanto, ele possui total controle sobre como as aplicações são implementadas na nuvem. Uma nuvem privada é, em geral, construída sobre um data center privado.
Público - As nuvens públicas são aquelas que são executadas por terceiros. As aplicações de diversosusuários ficam misturadas nos sistemas de armazenamento, o que pode parecer ineficiente a princípio. Porém, se a implementação de uma nuvem pública considera questões fundamentais, como desempenho e segurança, a existência de outras aplicações sendo executadas na mesma nuvem permanece transparente tanto para os prestadores de serviços como para os usuários.
Comunidade - A infraestrutura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede de computadores
  • redes de computadores
  • redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Rede de computadores
  • Redes de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!