Redes de Computadores - Resumo Cap.5 - Kurose

Páginas: 16 (3963 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2014
5° Capítulo

Ao se discutir a camada de enlace,descobre-se que há dois tipos de canais completamente diferentes. O primeiro tipo são os canais de broadcast, que são comuns em redes locais, onde muitos hospedeiros estão conectados ao mesmo canal de comunicação e é preciso um protocolo de acesso ao meio para coordenar transmissões e evitar colisões. O segundo tipo de canal é o enlace decomunicação ponto-a-ponto, tal como o existente entre dois roteadores.

5.1 Camada de enlace: introdução e serviços

Os hospedeiros e roteadores serão referidos apenas como nós e os canais de comunicação que conectam nós adjacentes serão referidos como enlaces.

5.1.1 Os serviços fornecidos pela camada de enlace

Um protocolo de camada de enlace é usado para transportar um datagrama por um enlaceindividual, ele define o formato dos pacotes trocados entre os nós nas extremidades do enlace, bem como as ações realizadas por esses nós ao enviar e receber os pacotes. As unidades de dados trocadas pelo protocolo de camada de enlace são denominadas quadros, e cada quadro encapsula um datagrama da camada de rede. Entre as ações realizadas por um protocolo de camada de enlace ao enviar e receberquadros, estão detecção de erros, retransmissão, controle de fluxo e acesso aleatório. Como exemplos de protocolos temos os protocolos Ethernet, 802.55, token ring e PPP.
Enquanto a camada de rede tem como tarefa movimentar segmentos da camada de transporte fim-a-fim, desde o hospedeiro de origem até o de destino, um protocolo de camada de enlace é encarregado de movimentar datagramas de camada derede nó a nó por um único enlace. Uma característica importante é que um datagrama pode ser manipulado por diferentes protocolos de enlace nos diferentes enlaces no caminho. Os serviços fornecidos pelos protocolos de camada de enlace podem ser diferentes; por exemplo, um protocolo de camada de enlace pode prover ou não entrega confiável.Assim, a camada de rede deve ser capaz de realizar sua tarefafim-a-fim em face de um conjunto heterogêneo de serviços individuais de camada de enlace.
Embora o serviço básico de qualquer camada de enlace seja mover um datagrama de um nó até um nó adjacente por um único enlace de comunicação, os detalhes do serviço podem variar de um protocolo de camada de enlace para outro, entre os possíveis que podem ser oferecidos,estão:

Enquadramento de dados: Quasetodos os protocolos de camada de enlace encapsulam cada datagrama de camada de rede dentro de um quadro,consiste em um campo de dados no qual o datagrama da camada de rede é inserido e em uma série de campos de cabeçalho, de camada de enlace antes de transmiti-lo pelo enlace.
Acesso ao enlace: Um protocolo de controle de acesso ao meio (MAC) especifica as regras segundo as quais um quadro étransmitido pelo enlace. Para enlaces ponto-a-ponto, o protocolo MAC é simples, o remetente pode enviar um quadro sempre que o enlace estiver ocioso.
Entrega confiável: Quando o protocolo fornece esse serviço, ele garante que vai transportar cada datagrama pelo enlace sem erro. Um serviço confiável de entrega de camada de enlace é muito usado por enlaces que costumam ter altas taxas de erro, como é ocaso de um enlace sem fio, com a finalidade de corrigir um erro localmente, no enlace no qual o erro ocorre, em de forçar uma retransmissão fim-a-fim dos dados por um protocolo de camada de transporte ou de aplicação. Contudo,a entrega confiável de camada de enlace pode ser considerada uma sobrecarga desnecessária para enlaces de baixa taxa de erros. Muitos protocolos de camada de enlace com fionão fornecem entrega confiável.
Controle de fluxo: Os nós de cada lado de um enlace têm uma capacidade limitada de armazenar quadros, por isso, um protocolo de camada de enlace pode fornecer controle de fluxo para evitar que o nó remetente de um lado de um enlace congestione o nó receptor do outro lado do enlace.
Detecção de erros: Erros de bits são introduzidos por atenuação de sinal e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes De Computadores Kurose Cap
  • Resumo kurose cap 5
  • capitulo 7 resumo redes de computadores e a internet kurose
  • Resumo Redes de Computadores e a Internet Capítulo 2 Kurose
  • Respostas kurose cap 5
  • redes de computadores kurose capitulo2
  • rede kurose cap 1
  • Kurose redes de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!