Redes de computador

Páginas: 7 (1687 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014






TRABALHO EM DUPLA


ANTENAS DE REDE







DATA DE ENTREGA 18/09/14
CONTAGEM
DIEGO ALESSANDRO E ELERSON CARLOS









ANTENAS DE REDE



Trabalho apresentado à disciplina de Redes de Computadores, ministrada pelo professor Thiago Vinicius aos alunos da Turma 121 F do período da noite.


DATA DE ENTREGA 18/09/14
CONTAGEM

Sumário




1.INTRODUÇÃO - ANTENA

A eficiência de qualquer meio de comunicação por meio do rádio, principalmente tratando-se de equipamento QRP, depende em grande parte da antena ou conjunto de antenas que são utilizadas. É por esta razão que se deve ter o máximo cuidado na escolha da antena; caso contrário, ela se transformará num fator limitante.

A antena determina se a potência disponível será irradiada emtodas as direções ou não, qual ângulo sobre o horizonte e qual o fator de ganho. Além disso, frequentemente será ela que eliminará interferências provenientes de alguma direção conhecida, além de evitar uma série de outros inconvenientes. Por todos esses motivos é que se impõe um cuidadoso estudo para a escolha correta da antena, para obter, em cada caso particular, a melhor recepção possível.Primeiramente devemos observar que não existe um sistema de irradiação ideal, mas sim diversos tipos; o melhor sistema dependerá da análise de cada caso particular. Somente depois dessa análise poderemos determinar qual o melhor tipo para a situação que se tem pela frente.
Acontece frequentemente que quando melhoramos uma característica acabamos piorando outra. Por exemplo, aumentando o ganho deuma antena numa determinada direção, teremos nessa direção privilegiado um ganho bem maior, mas com o inconveniente de que nas outras direções o ganho será inferior. Quando o objetivo é a comunicação com uma única estação, não há nenhum problema em reduzir o ganho nas demais direções, pois assim as estações indesejáveis serão atenuadas, melhorando sensivelmente o sinal recebido.

Se, porém,queremos contatar várias estações ao mesmo tempo, esse procedimento já não será aconselhável. Por isso, o fundamental é adequar cada sistema de irradiação a seus objetivos e necessidades específicas, bem como ao seu equipamento de rádio.
2. ANTENA OMNI – DIRECIONAL

O uso de antenas omni-direcionais é bastante vantajoso quando existem vários pontos a serem interligados entre si numa distância deaproximadamente até 4 km. Como a antena omni-direcional distribui as ondas num raio de 360°, todas as Bridges de Rádio que estiverem dentro do alcance de operação e que utilizem a mesma tecnologia e frequência receberão os sinais e participarão da mesma rede.

Essa topologia de comunicação facilita a implementação da solução e reduz a complexidade e o custo quando os fatores de distância e visadadireta não forem ofensores. Uma vantagem dessa topologia é que qualquer rede participante pode se comunicar com outra sem ter que efetuar roteamentos adicionais.

Potencia de 8 a 15  DBI
A conexão entre a antena e o equipamento 'Bridge de Rádio' é feita através de um cabo especial. Abaixo algumas soluções de conexão em que é vantagem a utilização de antenas omni-direcionais:


A figura-1demonstra uma situação em que a conexão entre os pontos remotos utiliza uma topologia conhecida como formato em estrela. A rede central utiliza uma antena omni-direcional e as redes periféricas antenas do “semi-parabólicas” com ou sem amplificação, dependendo da distância a ser alcançada.


Figura-1


A figura-2 demonstra uma situação em que a conexão entre três pontos pode ser simplificada numatopologia mista conhecida como formato em triângulo. Num dos vértices desse triângulo fica uma antena omni-direcional e nos outros dois vértices antenas do “semi-parabólicas”.


Figura-2


3. ANTENA ISOTRÓPICA

A antena isotrópica é uma antena hipotética que serve de referência para análise de desempenho de outros modelos encontrados em sistemas de radiocomunicações. Serve de base para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede de computadores
  • redes de computadores
  • redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Redes de computadores
  • Rede de computadores
  • Redes de computadores

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!