Redes complexas

Páginas: 12 (2804 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2014
REDES COMPLEXAS E O BACKBONE CIENTÍFICO CARIOCA




Universidade Federal do ABC, São Bernardo do Campo, SP.


RESUMO

Nos dias atuais, a internet se tornou um terceiro braço. Seu uso como ferramenta de comunicação/ estudo/ trabalho e outras mil utilidades são mais que conhecidas, mas para muitos o seu funcionamento ainda permanece como algo sombrio e complexo. Neste artigo, iremosvisualizar com uma linguagem para leigos o funcionamento da infraestrutura da internet, exemplificando com a interligação do sistema de desenvolvimento científico da Rede Rio.
A Internet e consequentemente a sua rede de transporte não se sustentam num controle central nem em estruturas coordenadas, nem tampouco em qualquer tipo de política mundial de rede. A elasticidade e resiliência da Internetresultam de características da sua arquitetura, concretamente, na ideia de colocar o menor número possível de funções de estado e controle da rede nos elementos de rede, cujo oposto seria delegar nos pontos finais de comunicação a maior parte do processamento do tráfego, para garantir a integridade, confiabilidade e autenticidade de dados. Além disso, o maior grau de redundância das ligações dasredes atuais e os protocolos sofisticados de tempo real dão caminhos alternativos de comunicação que permitem o balanceamento de carga e evitam o congestionamento.

PALAVRAS-CHAVE: Backbone; internet; RedeRio; comunicações e redes.



1. INTRODUÇÃO

1.1 Backbone:

Poucos sabem, mas se não fosse pelo Backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, shoppingscenters e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.

Figura 1 – Mapa parcial da internet baseada numa data base de 2005, disponível em opte.org.

Esta rede também é a responsável por enviar e receber dados entre as cidades brasileirasou para países de fora. Para que a velocidade de transmissão não seja lenta, o Backbone utiliza o sistema “dividir para conquistar”, pois divide a grande espinha dorsal em várias redes menores.
Quando enviamos um e-mail ou uma mensagem, as informações saem do nosso computador, passando pela rede local para depois “desaguar” no Backbone. Assim que o destino da mensagem é encontrado, a rede localrecebe os dados para então repassar para o computador correto.
Para entender melhor o conceito, pensemos no Backbone como uma grande estrada, que possui diversas entradas e saídas para outras cidades (redes menores). Nesta estrada, trafegam todos os dados enviados na Internet, que procuram pela cidade certa a fim de entregar a mensagem.
No Brasil, as empresas prestadoras deste serviço são: BrasilTelecom, Telecom Itália, Telefônica, Embratel, Global Crossing e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
Muitas vezes, existe o interesse por parte do órgão responsável de que certa informação não circule, seja a nível nacional ou regional. Como os sites, no submundo dos bits, nada mais são do que números de identificação, uma vez que esses códigos identificadores sejam bloqueados de modo queo Backbone não possa enviar seu conteúdo, o país inteiro fica sem autorização para acessar as páginas.
Embora não pareça complicado, bloquear um site para que um país inteiro não tenha acesso ao seu conteúdo não é uma tarefa muito trivial. No entanto, uma vez feito, é praticamente impossível burlar a segurança.
Em termos de composição, o Backbone deve ser concebido com protocolos e interfacesapropriados ao débito que se pretende manter. Na periferia, desdobra-se o conceito de ponto de acesso, um por cada utilizador do sistema. É cada um dos pontos de acesso (vulgarmente referidos como POP's) que irão impor a velocidade total do Backbone. Por exemplo, se um operador deseja fornecer 10 linhas de 1 Mbit com garantia de qualidade de serviço, o Backbone terá que ser, obrigatoriamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes complexas
  • REDES COMPLEXAS
  • MODELAMENTO COM REDES COMPLEXAS DE EPIDEMIAS
  • Detecção de comunidades em redes complexas
  • Resumo Sobre Artigo De Rede Complexa
  • Detecção e Formação de agrupamentos redes sociais e complexas
  • Resumo Uso de Redes Complexas em Reconhecimento Facial
  • O Gerenciamento De Redes Complexas Um Desafio Que A Maioria Das Organiza Es Enfrenta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!