Redemocratização

Páginas: 9 (2097 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
Redemocratização Brasileira
O Período de Redemocratização do Brasil

A ditadura estava em desgaste. Após durar mais de duas décadas reprimindo, censurando e violentando homens e mulheres, militantes, sindicalistas, dentre inúmeras outras pessoas, tal governo começou a mostras sinais de que o período logo teria fim. Os militares enfrentavam dificuldades para recuperar a economia do país. Oendividamento pós 64 e, consequentemente, os índices inflacionários exorbitantes agravavam ainda mais o delicado cenário político brasileiro. Concomitantemente, diferentes setores da sociedade civil pressionavam os militares para que deixassem o poder, reivindicando as liberdades individuais reprimidas durante todo o regime. A igreja católica passa a se posicionar contra a violação dos direitoshumanos, familiares de presos pedem pela anistia e protestam contra os escândalos de corrupção que surgem com o abrandamento do governo Geisel. Aos poucos, o MDB foi ampliando sua capacidade de sabotar, de forma branda, a ditadura. Liberais e comunistas aliaram-se ao partido para derrubar o regime e dar início à redemocratização do país. Bastava ter eleição para que o partido derrotasse o ARENA (atéentão, partido de sustentação do governo militar). Como se pode perceber, a oposição estava toda articulada: estudantes, Igreja Católica, movimentação pela anistia, jornalistas, MDB.
A palavra-chave da ditadura agonizante era abertura. Representou o recuo de um governo desgastado e que, de uma forma inusitada, estava sendo fulminantemente atacado por um povo que aprendeu a se organizar em 21 anos. Aluta contra o regime não estava sendo feita mais por estudantes que atiravam pedras ou pelos poucos que pegavam em armas. Agora, a movimentação estava acontecendo com a maturidade necessária, e o segredo era a mobilização da sociedade civil. A abertura lenta e gradual proposta por Geisel é colocada em prática e responde positivamente aos anseios da população.
Já no governo de João Figueiredo, oúltimo do regime ditatorial, inicia-se a campanha conhecida como “Diretas, já”. Em suma, foi um movimento em oposição ao regime militar que reivindicava o retorno das eleições diretas para presidente. As Diretas Já apoiavam o projeto de lei proposto pelo deputado Dante de Oliveira que almejava a realização dessas eleições diretas. O movimento teve a participação dos mais variados setores dasociedade e apontava claramente que a ditadura e os militares tinham seus dias contados na liderança do Brasil. Não foi grande apenas a mobilização de partidos como PMDB, PT e PCB, mas, também, da sociedade civil a qual se juntou ao movimento com a participação de estudantes, advogados, integrantes da imprensa, além de inúmeros sindicatos e associações profissionais.” A campanha das Diretas-Já começoupequena, delicada, com a sutileza das ideias generosas. E se transformou num oceano, num mar de gente espalhado pelas praças do país afora. “A sensação de estar diante de um milhão de pessoas unidas pelo mesmo objetivo é indescritível. E significou a maior emoção de minha vida. Como se estivesse gritando gol um milhão de vezes, gol do meu povo, da minha gente. E que gooool!”, Osmar Santos, emdepoimento à Fundação Perseu Abramo, à respeito das Diretas, já. Poucas vezes na história do Brasil os congressistas foram confrontados com um desejo tão explícito do povo. O povo brasileiro havia encontrado, em si mesmo, vontade de construir, mesmo que aos poucos, uma pátria diferente, melhor. Além da vontade, havia apoio. Apoio de uma sociedade disposta a decretar, por meio de sua força, de suaexpressão e de sua coragem o fim de anos de torturas, de perseguições, de liberdades cerceadas, de vozes caladas. O movimento crescia ao mesmo tempo em que a crise econômica do país também, os altos números da inflação impulsionavam maiores participações ainda dos sindicatos e dos estudantes. No dia 25 de janeiro de 1984 a população foi as ruas do Brasil inteiro em prol da campanha das Diretas, já....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redemocratizacao
  • A redemocratização
  • Redemocratização
  • redemocratização
  • Redemocratização
  • Redemocratizacao
  • politica na redemocratização
  • Redemocratização do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!