Redemocratização e o advento da “administração paralela”

Páginas: 6 (1405 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
A redemocratização e o advento da “administração paralela”
Os períodos entre 1945 e 1964 representam o avanço das estruturas institucionais do Estado, no âmbito político e retorno á democracia. A reintrodução do dirigismo estatal no novo governo de Vargas, a adaptação ás estratégias estatais no governo JK e os ajustes disfuncionalidade burocrática e da crise política e econômica do estadonos governos Quadros e Goulart têm em comum a incapacidade de se aumentar o nível da racionalidade da administração pública.
Eurico Dutra foi o primeiro presidente eleito em 1946 pelo voto direto após o Estado Novo, eleito graças às bases políticas formadas por Getúlio Vargas, a nova constituição brasileira determinava a autonomia entre os três poderes e a realização de eleições diretaspara os cargos executivos e legislativos estaduais, municipais e federais. Militares e analfabetos não poderiam votar, o voto feminino foi mantido e sua idade mínima reduzida para os 18 anos de idade. De fato, somente as mulheres que atuavam no funcionalismo público com cargos remunerados é que deveriam votar obrigatoriamente.
O agravamento dos problemas econômicos do país, Dutra adotoumedidas que facilitavam a importação de combustível e maquinário industrial para o país. Em maio de 1947, o Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia. Por meio dessas ações de controle, o governo Dutra conseguiu atingir uma média anual de crescimento econômico de 6%.
Chegando em 1950, os brasileiros preparavam-se para uma nova eleição parapresidente da República. Mais uma vez, assim como em 1945, o cenário político nacional experimentava a carência de líderes políticos nacionais, onde de volta ao poder Vargas, em 1952, no seu segundo mandato, continuou com uma política nacionalista. Criou a Campanha do Petróleo é Nosso, que mais tarde resultaria na criação da Petrobras.
Governo de JK é lembrado como de grande desenvolvimento,incentivando o progresso econômico do país por meio da industrialização. Ao assumir sua candidatura, ele se comprometeu a trazer o desenvolvimento de forma absoluta para o Brasil, realizando 50 anos de progresso em apenas cinco de governo, o famoso “50 em 5”.
Janio Quadros foi o primeiro Presidente da República a tomar posse na nova capital do país, Brasília, e de lá governaria o país. Eraa primeira vez, também, que um candidato apoiado pela UDN (União Democrática Nacional) alcançava o cargo. Seu governo foi muito contraditório. A começar pelos seus apoios políticos, que representavam a elite do país, ou seja, aquela classe social que sempre foi alvo das críticas de Jânio. Na política internacional, dizia combater o comunismo, mas chegou a condecorar um dos líderes da RevoluçãoSocialista Cubana, Ernesto “Che” Guevara, com a Medalha Cruzeiro do Sul, em agosto de 1961.
Na economia, Jânio foi conservador, adotando à risca as medidas do FMI (Fundo Monetário Internacional). Congelou salários, restringiu créditos e desvalorizou a moeda nacional, o Cruzeiro, em 100%. Porém, nenhuma destas medidas foi suficiente para acabar com a inflação alta. E o que ocorreu foi umdescontentamento da população, iludida com os discursos inflamados do candidato e, posteriormente, decepcionada com o novo Presidente, que chegou a proibir o uso de biquínis nas praias.
No governo de Goulart, a comissão Amaral Peixoto ( transformada em ministério extraordinário) foi criada para propor diretrizes de um processo de reforma administrativa, para promover um ajuste á volta do regimepresidencialista.Jango adotou uma política econômica conservadora. Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia, instituiu um limite para a remessa de lucros das empresas internacionais e seguiu as orientações do FMI (Fundo Monetário Internacional).
Contudo, o Presidente sempre foi maleável com relação às reivindicações sociais. Em Julho...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Advento
  • Redemocratização
  • Advento
  • redemocratizacao
  • Advento
  • A redemocratização
  • Redemocratização
  • Advento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!