Redefinicção

2127 palavras 9 páginas
UFRN/CCHLA/DEPARTAMENTO DE LETRAS
DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA I/PRÁTICA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS I
SEMESTRE LETIVO:
NOME:___________________________________________________________________________________

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE TEXTO

Para se comunicar, o ser humano necessariamente recorre a textos, sejam eles verbais ou não-verbais, orais ou escritos. Sem texto, não há comunicação. Sob esse ponto de vista, texto (discurso ou enunciado) é a unidade básica de comunicação; uma unidade linguística concreta (perceptível pela visão, audição ou tato), que é tomada pelos usuários da língua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situação de interação comunicativa específica, como uma unidade de sentido e como preenchendo uma função comunicativa reconhecível e reconhecida, independentemente de sua extensão (KOCH e TRAVAGLIA, 2003).
Nesse sentido, a existência do texto coloca-se sob a dependência de uma cena enunciativa, composta dos seguintes elementos: o enunciador (produtor do texto), que tem um propósito comunicativo determinado (convencer, informar, emocionar, divertir...); o(s) coenunciador(es) (ouvinte(s)/leitor(es)), alvo(s) do propósito comunicativo do enunciador; e uma situação de enunciação (tempo e lugar concretos em que ocorre a produção dos textos).
Por esse viés, uma palavra, uma frase, um parágrafo – ou mesmo imagens – por si sós não constituem textos se não estiverem inseridos em uma situação de comunicação. Desse modo, não se pode isolar um segmento qualquer do texto e tentar conferir-lhe o sentido que se deseja; deve-se sempre levar em conta a situação de comunicação (contexto) em que se concretiza. Uma mesma palavra ou uma mesma sequência linguística podem, por exemplo, apresentar significados completamente diferentes, a depender do contexto em que se inserem e do propósito comunicativo que revelam ou implicitam.
Para exemplificar o que enunciamos acima, tomemos o enunciado "a porta está aberta" e imaginemos para esse

Relacionados