Rede

Páginas: 15 (3641 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013

SUMÁRIO





INTRODUÇÃO

Este estudo acadêmico tem o objetivo de definir o que vem a ser Redes Convergentes, ou convergência de redes. Embora seja algo que ainda não é totalmente implementado, pode-se prever que estará em um futuro muito próximo.


















1. REDES CONVERGENTES
As redes de comunicação estão passando por um processo de evolução muito rápidona direção de uma nova plataforma tecnológica, a qual irá resultar numa nova forma de prestação de serviços de telecomunicações. A implementação de uma rede multimídia, voltada à integração dos serviços de voz, dados, mensagens, imagens de vídeo, é algo irresistível. A convergência entre as redes comutadas por circuitos e pacotes em uma única rede, implementada pela tecnologia IP (InternetProtocol), está revolucionando o mercado de telecomunicações.
As redes de voz, vídeo e dados convergentes se tornaram mais populares recentemente no mercado de pequenas e médias empresas por conta dos avanços feitos na tecnologia. Agora a convergência é mais fácil de implementar e gerenciar, além de ser mais barata. Essa tecnologia VoIP só costumava ser acessível a empresas e governos.
Migrar para umarede convergente pode ser uma decisão difícil caso a empresa já tenha investido em redes de voz, vídeo e dados separadas. É difícil abandonar um investimento que continua funcionando, mas há várias vantagens na convergência de voz, vídeo e dados em uma única infraestrutura de rede.
Um benefício de uma rede convergente é que existe apenas uma rede para gerenciar. Com redes de voz, vídeo e dadosseparadas, as alterações feitas na rede precisam ser coordenadas através da rede. Também há custos adicionais resultantes de usar três conjuntos de cabeamento de rede. Usar uma única rede significa que você precisa gerenciar apenas uma infraestrutura cabeada.
Outro benefício são os custos mais baixos de implementação e de gerenciamento. É mais barato implementar uma única infraestrutura de rede doque três infraestruturas de rede distintas. Gerenciar uma única rede também é mais barato. Tradicionalmente, se uma empresa tiver uma rede de voz e de dados separada, ela terá um grupo de pessoas gerenciando a rede de voz e outro gerenciando a rede de dados. Com uma rede convergente, você tem um grupo gerenciando as redes de voz e de dados.

2. A EVOLUÇÃO DAS REDES CONVERGENTES

Convergência éo processo de integrar comunicação por voz e vídeo em uma rede de dados. As redes convergentes já existem há algum tempo, mas só eram possíveis em organizações de grande porte por causa dos requisitos de infraestrutura da rede e do gerenciamento complexo envolvido para que elas funcionassem sem apresentar problemas. Havia custos altos de rede associados à convergência porque um hardware de switchmais caro era obrigatório para suportar os requisitos de largura de banda adicionais. As redes convergentes também exigiam um amplo gerenciamento em relação à Qualidade de Serviço (QoS), porque o tráfego de dados de voz e de vídeo precisava ser classificado e priorizado na rede. Poucas pessoas tinham experiência em redes de voz, vídeo e dados para viabilizar a convergência e torná-la funcional.Além disso, o equipamento legado impede o processo. A maioria das empresas telefônicas fez a transição para switches digitais. No entanto, como há muitos escritórios que continuam usando telefones analógicos, eles ainda têm os wiring closets dos telefones analógicos existentes. Como os telefones analógicos ainda não foram substituídos, você também verá o equipamento que precisa suportar os sistemastelefônicos legados e PABX, além dos telefones baseados em IP. Esse tipo de equipamento será migrado lentamente para switches telefônicos modernos com base em IP.
Houve vários estágios que anteciparam a NGN (Next Generation Networks), nova geração de redes de comunicações que serão descritos neste estudo acadêmico a seguir.
2.1. REDES DE COMUNICAÇÕES
As redes de comunicações são desenvolvidas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!