Rede pneumática

Páginas: 29 (7019 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2011
PNEUMÁTICA

24/04/02

1. Introdução:

O campo de aplicação do ar comprimido na indústria, como meio de racionalização do trabalho, vem aumentando cada vez mais.

Há referências de que a utilização do ar comprimido é anterior a Da Vinci, que em diversos eventos dominou e usou o ar. Entretanto, ao longo do tempo, a falta de recursos materiais adequados, e mesmo incentivos, contribuiu paraque a maior parte das aplicações não fossem práticas ou não pudessem ser convenientemente desenvolvidas. Somente na segunda metade do século XIX é que o ar comprimido adquiriu importância industrial.

Um longo caminho foi percorrido, das primeiras máquinas impulsionadas por ar comprimido na Alexandria (século III a. C.) aos engenhos pneumno-eletrônicos de nossa dias. O homem sempre tentouaprisionar esta força para colocá-la a seu serviço com o objetivo de controlá-la e fazê-la trabalhar quando necessário.

Hoje em dia, o controle do ar sobrepuja os melhores graus de eficiência, executando operações sem fadiga, economizando tempo, ferramentas e materiais, além de fornecer segurança no trabalho.

O estudo dos movimentos e fenômenos físicos dos gases ou vácuo é denominado pneumática(termo derivado do grego "pneumo" ou "pneuma", que significa respiração, sopro, vento). Também podemos dizer que é o estudo da conversão da energia pneumática em energia mecânica, através de certos elementos de trabalho.

1.1. Vantagens x Limitações:

VANTAGENS

Incremento da produção com investimento relativamente pequeno
Redução dos custos operacionais. A rapidez, a precisão dos movimentospneumáticos e a dispensa da mão-de-obra humana de operações repetitivas permitem o aumento do ritmo do trabalho, aumentando a produtividade e, por conseguinte, diminuindo custo operacional.
Robustez dos componentes pneumáticos, tornando-os relativamente imunes a vibrações e golpes, permitindo que ações mecânicas do próprio processo sirvam de sinal para as diversas seqüências de operação. Fácilmanutenção.
Facilidade de implantação, sendo necessárias poucas modificações nas máquinas convencionais, além da disponibilidade de ar comprimido.
Resistência a ambientes hostis, como poeira, atmosfera corrosiva, oscilações de temperatura, umidade, submersão em líquidos, quando projetados para essas finalidades.
Simplicidade de manipulação. Não necessitam de operários superespecializados.Segurança. Por trabalharem com pressões moderadas, são seguros contra possíveis acidentes.
Redução do número de acidentes. Pois elimina a exposição dos operários a atividades repetitivas e, por conseguinte, à fadiga que é um dos principais fatores que favorecem os acidentes.
Limpeza na operação dos equipamentos.
A fonte de energia é o ar, abundante, em toda a superfície da Terra. Sua extração égratuita.
LIMITAÇÕES

Necessidade de uma preparação eficiente: remoção das impurezas, eliminação de umidade para evitar a corrosão dos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
Limitação da pressão máxima de utilização, em torno de 1.700 kPa, na maioria dos casos, gerando forças pequenas, em comparação com outros sistemas.
Dificuldade na obtenção develocidades baixas, devido às propriedades físicas do ar comprimido. Neste caso, podem ser utilizados sistemas mistos (hidráulico-pneumáticos).
Impossibilidade de se obter paradas intermediárias e velocidades uniformes, devido a alta compressibilidade do ar.
Poluição sonora nas exaustões do ar para a atmosfera, que pode ser evitada com o uso de silenciadores nos orifícios de escape.

1.2. Termos eDefinições:

Fluido: substância, usualmente no estado líquido ou gasoso, que possui a propriedade de se movimentar em uma ou mais direções simultaneamente. Esse movimento é denominado escoamento.

Ar: fluido, encontrado no estado gasoso, cuja composição é uma mistura dos seguintes gases:

Oxigênio (O2)

20,91 %

Nitrogênio (N2)

78,09 %

Argônio (Ar)

0,93 %

Hidrogênio (H2)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rede pneumática
  • Dimensionamento rede Pneumatica
  • Dimensionamento de rede pneumática
  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumatica
  • Pneumática
  • pneumatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!