Rede fieldbus

Páginas: 8 (1917 palavras) Publicado: 30 de abril de 2013
Introdução

O campo de redes industriais tem uma evolução muito grande desde os primeiros sinais de sensores que utilizavam o padrão de 4 a 20 mA. De meados dos anos 60 até os dias atuais, novas tecnologias vêm surgindo, com o objetivo de sempre aperfeiçoar os processos, padronizar dispositivos e obter o controle máximo de todas as operações em ambientes industriais.
Com esse intuito emmeados dos 80 um padrão de rede começou seu desenvolvimento, buscando uma alternativa para interligações de dispositivos em campo, sem as dificuldades de incompatibilidade que existiam.
Dessa forma surge o padrão fieldbus, uma rede de campo destinada à interligação de dispositivos de controle, provendo uma gama muito grande de possibilidades de conexões, que facilitam o projeto de engenharia, ainstalação e a manutenção, gerando assim uma série de vantagens e aplicações.

1. Histórico:
Sistemas de controle são usuais desde muito tempo atrás, esses controles vêm evoluindo e com isso muitos instrumentos são criados e a necessidade de interliga-los é inevitável. Em meados de 1960 surge o primeiro padrão analógico, padrão esse utilizado para controle de equipamentos em campo, o padrão 4 –20 mA.
A partir da década de 80 as empresas de controle começam a introduzir no mercado o que chamavam de sensores inteligentes, onde eram aplicadas as primeiras tecnologias digitais. Com uma demanda grande e crescente por controle nas indústrias, houve uma necessidade de se criar um padrão de comunicação, visando à otimização do processo, uma vez que os fabricantes de sistemas de controletinham suas próprias interfaces de comunicação para seus dispositivos.
Por estes e outros motivos, ainda na década de 80, um grupo de empresas formado por: ISA (Instrument Society of America), IEC (International Electrotechnical Commission), Profibus (German National Standard) e a FIP (French National Standard), tinham por objetivo definir um padrão. Padrão que deveria integrar todos os tipos deinstrumentos de controle, provendo uma interface em que fosse possível operar simultaneamente vários equipamentos de diferentes fabricantes.
Esse padrão teve seu início de desenvolvimento um pouco lento uma vez que cada empresa envolvida no projeto tinha interesse de aplicar determinadas aplicações específicas no padrão, de acordo com os seus dispositivos. O comitê que se reuniu pela primeira veztinha como nome : IEC/ISA SP50 Fieldbus. Em 1992 o ISP (Interoperable Systems Project) e a WorldFIP (Factory Instrumentation Protocol) mostraram interesse nopadrão a ser desenvolvido. E em 1994 os dois grupos formam a Fieldbus Foundation, e dessa forma agilizam o desenvolvimento do padrão que hoje é muito usado e engloba uma gama muito grande de dispositivos e empresas que o utilizam como meio decomunicação.

2. Padrão Fieldbus:

O padrão fieldbus é um termo utilizado para descrever uma rede de comunicação digital utilizada basicamente para a interligação de dispositivos, em sua maioria, dispositivos de controle ou dispositivos de atuação em sistemas.
Fieldbus veio a substituir o padrão existente de 4 a 20 mA. É uma rede digital multiponto e bi-direcional, o que facilita acomunicação de vários dispositivos, além de ser uma vantagem na instalação de novos links no barramento.

2.1 Rede Fieldbus - Nível de Protocolo:

A rede fieldbus utiliza o modelo OSI / ISO como padrão de comunicação, porém não é possível perceber claramente todos os 7 níveis da camada OSI padrão, podemos dividir basicamente em 3 “níveis”: camada física, camada de Enlace (link de dados), e camada deaplicação (acesso fieldbus e especificação de mensagem), como podemos exemplificar pela figura abaixo existe uma definição, onde a rede fieldbus é “comprimida” de forma a ter essencialmente dois níveis somente: Camada física e “stack” de comunicação.

2.2 Camada Física:

É a responsável por realizar a conexão física dos dispositivos que estão interligados à rede. A transmissão desses dados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes Industriais Lista Fieldbus
  • Redes fieldbus e modbus
  • Redes Foundation Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus
  • Fieldbus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!