Rede elétrica uti

Páginas: 12 (2852 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Conceito de Montagem da rede elétrica para a Policlínica Craz.
1- Energia Elétrica
Em um estabelecimento assistencial de saúde existem diversos equipamentos eletroeletrônicos de vital importância na sustentação de vida dos pacientes, que são utilizados na monitorizarão de parâmetros fisiológicos ou pôr ação terapêutica, integrados ao suprimento de gases.No ambiente médico ,as instalaçõeselétricas devem ter sua alimentação chaveada para fonte de emergência que rapidamente reassume a alimentação no caso de quedas de energia elétrica, devendo garantir o suprimento até a sua normalização . O número de tomadas para cada consultório médico ou sala de procedimentos é de no mínimo dez (10) com voltagem de 110 e 220 volts e adequadamente aterradas. As tomadas baixas devem estar localizadas a 30cm acima do piso para facilitar a conexão do equipamento médico.Quando se tratar de tomada para régua de gases , esta também deverá ser de modelo 2p+t universal em número mínimo de doze sendo dez na voltagem 110 volts e duas na voltagem de 220 volts.Caso o estabelecimento dispor de serviço de raio X , nas salas de procedimento e de enfermaria ,deverá ser instalada uma tomada especifica 220 voltspara ligar este aparelho.
2 - Iluminação
As luminárias dos consultórios obrigatoriamente deverão ter no mínimo de 700 lux de luminância, sendo que na sala de procedimento ou enfermaria, esta taxa deverá seguir o disposto na portaria do nº 3432 de 12 de agosto de 1998 do Ministério da Saúde , NBR 5410 e RDC 50.
Utilizar nas enfermarias e salas de procedimentos luminárias padronizadas pela RDC50 ou pelo projeto luminotécnico como sugestão modelo Abalux 2x32 watts, fundo brilhante com acrílico leitoso de proteção.Para os Wcs, Expurgos, DML ,corredores e halls ,utilizar luminárias circular de embutir em forro modular com proteção de vidro transparente e montada com duas lâmpadas PL eletrônicas E 27/20 watts/220 volts day light.
Nas Enfermarias, utilizar como iluminação auxiliar, focode luz com iluminação direta e indireta próxima a cabeceira do leito.
Utilizar reator eletrônico 2x32 watts110/220volts marca Philips de Alto fator de potência.
Nos corredores de acesso e de áreas comuns utilizar luminárias circulares modelo embutido 446 F fabricante Spot Jaguara com PL eletrônica day light 20 watts marcas Philips ou Osran.
Para luminárias dos consultórios utilizar lâmpadasfluorescente 32 watts luz do dia marcas Philips ou Osran.
3- Montagem da infraestrutura.

A infraestrutura de eletrocalha ou de perfis deverá ser estruturada na forma desejável de um retângulo a fim de percorrer toda a Policlínica pelo entre forro e direcionado ao shaft central, onde serão montados os quadros de distribuição elétrica.
Toda a rede de infraestrutura deverá ter comunicação entre sia cada 3 metros se possível.
Montar no entre forro do corredor central, uma infraestrutura de perfilado 38X38 dedicado para a rede de combate á incêndio(projeto especifico em atendimento as normas do Corpo de Bombeiros).
Montar no entre forro do corredor central, uma infraestrutura de eletrocalha 100 mm X 50 mm dedicada para o circuito de CFTV e dados observando o projeto de ar condicionadopara não haver conflito na passagem das tubulações.

4- Características dos Circuitos de Alimentação

Circuito elétrico dedicado rede no break com fio 2,5mm para alimentar tomadas 2p+T universal 110 volts/10 A padrão norma 14136 para ligar micros e outros equipamentos de lógica.
Circuito dedicado para a rede de alarme de incêndio com fio 2,5mm classe isolação 1Kv antichama.
Circuitodedicado com fio 2,5mm , para luminárias com iluminação direta e indireta.
Circuito dedicado com fio 4mm para aparelhos de ar condicionado(ver projeto).
Circuito dedicado com fio 2,5mm para alimentar tomadas 2p+T universal 110 volts/20 A padrão norma 14136 nas áreas comuns e de acesso.
Alimentação dos quadros elétricos periféricos deverá ser de fiação classe 1Kv de bitola não inferior a 25mm....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes elétricas
  • redes eletricas
  • rede eletrica
  • Internet via rede elétrica
  • internet na rede elétrica
  • Harmônicos em redes elétricas
  • INTERFERÊNCIA DA REDE ELÉTRICA NO PROCESSO DE
  • Internet pela rede elétrica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!