REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

2091 palavras 9 páginas
REDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: INSTRUMENTO PARA A CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES AMBIENTAIS

NETWORK FOR ENVIRONMENTAL EDUCATION: A TOOL FOR ENVIRONMENTAL EDUCATORS TRAINING

RED PARA LA EDUCACIÓN AMBIENTAL: UNA HERRAMIENTA PARA LA FORMACIÓN EDUCADORES AMBIENTALES

DÉBORA NERES DE OLIVEIRA1
VALÉRIA CARVALHO ARRUDA BARCELLOS2

RESUMO
Esse artigo tem o objetivo de narrar a experiência obtida por meio da utilização da Rede de Educação Ambiental na formação de educadores desta área específica. Por esse motivo, foi fundamental a criação de uma Rede que proporcionasse, de forma interdisciplinar, a divulgação de informações que interajam diversos conteúdos ambientais, e também a formação de educadores que propunham mudanças de hábitos ambientais, aos usuários. Nesta Rede, é possível que o educador divulgue suas opiniões e dúvidas, estimulando e contribuindo assim, para a disponibilização de novos processos de formação sobre educação ambiental.

Palavras-chave: Educação ambiental (EA), Rede de educação ambiental (REA), Educadores Ambientais.

INTRODUÇÃO

É notório que a constante degradação do meio ambiente se faz pelo conseqüente uso indiscriminado, pelo homem, dos recursos naturais. Essa atitude antropocêntrica é herança cultural, na qual percebe o homem como parte excludente da natureza (BASSI, 2007).
Para mudar essa ótica se faz necessária a compreensão da sociedade em relação às questões ambientais. Neste sentido, insere-se a educação, exercendo papel fundamental na formação ambiental de cada cidadão. Para Minimi (2000 apud DIAS 2004, p. 99), o caminho que viabiliza essa mudança é a educação ambiental:
A EA é um processo que consiste em propiciar às pessoas uma compreensão crítica e global do ambiente, para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa, a respeito das questões relacionadas com a conservação e adequada utilização dos recursos naturais, para a melhoria da qualidade de vida e a

Relacionados

  • Mudanca climatica
    22688 palavras | 91 páginas
  • Censo Ead
    58689 palavras | 235 páginas
  • ITIL Vers O 3 Design De Servi Os
    155468 palavras | 622 páginas