Rede de Acesso: xDSL

Páginas: 14 (3272 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2014
Rede de acesso: xDSLO que é xDSL?
Introdução
Na área entre o assinante e a central telefônica, também chamada de local loop, a atual infra-estrutura de transmissão de voz utilizada pelas concessionárias de serviços públicos de telecomunicações é formada por um par de fios metálicos trançados e requer uma largura de banda de 300 a 3.400 Hz.
A tecnologia DSL, termo abreviado de DigitalSubscriber Line, ou ainda Linha Digital de Assinante, desenvolvida pela Bellcore, utiliza técnicas digitais de processamento de sinais com frequências de até 2,2 MHz sem interferir na faixa de voz, que são capazes de otimizar a utilização da largura de banda do par metálico com velocidades que, dependendo do comprimento do par e da frequência do sinal, variam de 128 Kbps a 52 Mbps.
Além de melhorartremendamente o acesso remoto para usuários Internet e disponibilizar serviços de alta velocidade para interconexão de redes locais, estão sendo vislumbradas diversas outras aplicações nas redes xDSL como, por exemplo, videoconferência, home shopping, ensino a distância, sistemas interativos,video sob demanda (incluindo televisão de alta definição), etc.
Primeiramente o que é DSL? 
Quando os modensdiscados atingiram o limite de capacidade de transmissão de dados da Rede de Telefonia Pública Comutada (RTPC), as empresas de telefonia foram compelidas a desenvolver outras tecnologias que permitissem acessar a internet em altas velocidades (SAKURAY; SADOYAMA, 2004).
 
A tecnologia DSL, já está bem presente no mercado com capacidade de suportar comunicação digital em altas velocidades. Defato, a tecnologia DSL forma um conjunto de tecnologias, identificadas por uma letra prefixo (ADSL, VDSL, HDSL e SDSL). Frequentemente, nos referimos ao conjunto como xDSL, onde x pode ser substituído por Asymmetrical, Very high bit rate, High Bit Rate, Symetric (PALUDETTO, 2001).
O DSL (Digital Subscriber Line) é uma tecnologia de modem que usa linhas de telefone existentes para transportar dados delargura de banda elevada, como multimídia e vídeo, para assinantes de serviços. O DSL fornece acesso à rede pública dedicada ponto a ponto. Normalmente, essa conexão DSL é realizada entre um escritório central do fornecedor de serviços de rede (NSP) e o local do clientes, ou em loops locais criados em edifícios ou campuses.
O DSL atrai instalados e provedores de serviços. Isso ocorre porque elafornece taxas de dados com elevada largura de banda para locais com mudanças relativamente pequenas na infraestrutura de telecomunicações existente.
O termo xDSL cobre várias formas de DSL semelhantes, mas concorrentes, incluindo ADSL (DSL assimétrico).
xDSL:
Com a crescente demanda por serviços de Internet, a tecnologia das conexões pelo sistema de discagem mostrava sinais de desgaste,apresentando limitações graves ao desenvolvimento do mundo online. Velocidade extremamente limitada, quedas constantes de conexão e a impossibilidade de se utilizar o telefone para fazer ligações são algumas das piores lembranças desses tempos. Eliminar esses problemas, sem precisar criar novas redes de telecomunicação é a grande vantagem do xDSL, uma das tecnologias de banda larga mais utilizadasatualmente.
O significado do nomeO x do xDSL é somente um nome genérico, para definir uma família de protocolos que trabalham com o sistema Digital Subscriber Line. Portanto, não estranhe se você tiver em sua casa uma conexão ADSL e ver por aí anunciadas conexões com nomes como HDSL, SDSL e VDSL. Todas são baseadas na mesma tecnologia, o que vai mudar é a forma como os dados são transmitidos, de formasimétrica ou assimétrica.
Como funciona

A grande vantagem do xDSL em relação às demais tecnologias de conexão por banda larga é aproveitar dos mesmos fios de cobre trançados utilizados por linhas telefônicas digitais comuns. Dessa forma, o sistema abrange uma imensa área de cobertura e dispensa o processo de passagem de novos fios pela parede.
Durante uma ligação comum, a conexão entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redes de acesso
  • Redes de acesso
  • Redes de acesso em telecomunicações
  • Métodos de acesso à rede
  • Redes de acesso multiplo
  • CONTROLE DE ACESSO A REDE
  • Protecao de Acesso. (Redes de Computadores )
  • Xdsl

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!