REDAÇÃOO

718 palavras 3 páginas
Queridíssimos do Pró- técnico 2014.1, turma tarde, abaixo estão três temas de redação , você escolhe um, disserta e me entrega na segunda, dia 24/02. BEIJOS E BOA REDAÇÃO...
1.“Pelo eleito, conhece-se o eleitor.”
2.“A mídia tem influência direta no processo eleitoral.”
3.“Cada povo tem o governo que merece.”

MUNDO BIPOLAR

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica. O cenário de destruição nessas nações era enorme, a infraestrutura estava totalmente abalada, além da grande perda populacional. Apenas Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, apesar dos prejuízos gerados pela participação na Guerra, conseguiram manter uma estabilidade financeira.
Após o conflito, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas anexou vários territórios, aperfeiçoou o desenvolvimento de armas nucleares, ampliou sua área de influência no leste europeu, além de possuir o maior exército do planeta. Os Estados Unidos, por sua vez, destinou créditos financeiros para a reestruturação dos países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, ampliou suas zonas de influência e cercou-se de tecnologia para produção de armas nucleares.
Por esses aspectos em comum, Estados Unidos e URSS passaram a ser considerados superpotências mundiais. Entretanto, havia um grande diferencial entre essas duas nações – o sistema político: Estados Unidos (capitalista) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialista). Cada um exercendo sua influência na geopolítica global.
Os EUA, através de financiamentos e outras medidas políticas (até mesmo fornecimento de armas), passaram a exercer grande influência sobre os países que optaram pelo sistema econômico capitalista. A URSS utilizou-se dos mesmos critérios para expandir suas áreas de influência. Estabeleceu-se a geopolítica bipolar, interferindo diretamente na política de vários países.

Relacionados

  • Dilma
    1675 palavras | 7 páginas
  • texto
    3018 palavras | 13 páginas
  • Resenha
    1954 palavras | 8 páginas
  • criar artigos e resenhas
    6685 palavras | 27 páginas