Redalaoç

691 palavras 3 páginas
A Redação é uma das avaliações mais importantes no Enem. Fazer uma boa Dissertaçãoé fundamental para conseguir uma boa média no exame.
A Dissertação é um tipo de texto opinativo aonde o escritor defende um ponto de vista com o uso de argumentos. A Redação do Enem avalia cinco competências:
1. Domínio da língua culta
2. Compreensão da proposta de Redação e aplicação de conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista.
4. Demonstração de conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para construir a argumentação.
5. Elaborar proposta de ação para enfrentar o problema respeitando os direitos humanos.
Para elaborar uma boa dissertação, o estudante pode seguir algumas dicas.
Transforme a proposta em pergunta, como por exemplo: “As novelas brasileiras podem ser consideradas educativas?”. Com base isso, tente pensar em três argumentos que responderiam essa pergunta. Desenvolva cada argumento seguindo a seguinte estrutura.
Introdução
Argumento 1
Argumento 2
Argumento 3
Conclusão
Na conclusão, posicione-se a respeito e sugira uma solução para o tema proposto.
A introdução apesar de não ser essencial é extremamente recomendada. Nela você deve apresentar o tema em poucas frases, em torno de 3 ou 4 linhas.
O título não é obrigatório no Enem, mas caso você faça outros exames em seja necessário, uma boa dica é não utilizar verbo no título.

Conhecemos os 10 mandamentos de Deus que nos alerta sobre pecados que atrapalham nossa vida e podem ter consequências gravíssimas! Assim também acontece na redação, há erros bastante cometidos pelas pessoas, sem maiores preocupações! Mas é bom ficar alerta, pois o julgamento das bancas é rigoroso e não há ninguém que possa corrigir seus erros depois! Então, em um trocadilho com as leis bíblicas, o ideal é se arrepender enquanto pode e não cometê-los mais!

Vejamos os dez mandamentos para que sua redação

Relacionados