Reda O Publicit Ria Midias Graficas

914 palavras 4 páginas
João Anzanello Carrascoza, autor do livro Redação Publicitária – estudos sobre a retórica do consumo, descreve toda a tecnica da criação do texto publicitário, demostrando sobre a genialidade que sempre paira com a mente dos criativos. No primeiro capitulo, o autor fala sobre a associação de ideias e palavras na propaganda, explicando como funciona o pensamento associativo no campo textual, tambem explica a relação sintagmáticas e paradigmaticas e como funciona o metado construtivo palavra-puxa-palavra e da bricolagem. O autor cita nome de um linguistica com a finalidade de passar para o leitor ou explicar como pode ser a associação de ideias e como obter através da associação de palavras, assim pode – se dizer que a conexão de ideias é de causa e efeito. No entento Carrascoza não se limita apenas em abordar questões textuais, também faz uma abordagem sobre lado estetico, buscando imagens e cores como resultado dessa associação de ideias.
No segundo capitulo, Carrascoza compara dois tipos de textos buscando semelhanças no tratamento da linguagem verbal das correntes espirituais com a publicidade, as correntes espirituais de acordo com o autor promove uma alegria de uma vida interior dentro de um mundo materialista e a publicidade promove um mundo de sonhos e o desejo do consumidor e ambos utiliza a persuasão pois o emissor pretende levar o destinatário da mensagem a fazer algo, levar ao convencimento que impõe implicitamente ao leitor. O circuito fechado, a predominância da função conativa, o uso de figuras de linguagens, entre outros recursos empregados para tornarem os textos mais atraentes ao leitor, foram bem demonstrados e explanados de forma clara e objetiva pelo autor.
Terceiro capitulo o autor trata o slogan de forma simples, ressalta que o slogan tem que ser instalado na mente do consumidor, tem como objetivo de memorização da mensagem de forma mais rapida e profunda por parte do destinatário, o autor tambem destaca que o slogan tem que ser mais simples

Relacionados

  • A Historia Secreta Da Rede Globo
    95118 palavras | 381 páginas