Reda O ENEM 2015

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Possíveis temas da redação do Enem:
1. Diálogo entre ciência e sociedade
Existe um sentimento cada vez mais enraizado na comunidade de pesquisadores, assim como entre os responsáveis pela criação e implementação de políticas públicas, de que é preciso uma maior integração entre ciência e sociedade. A julgar pelos discursos de cientistas e políticos e por diversas iniciativas do CNPq e dasfundações de amparo à pesquisa dos estados (FAPs), essa necessidade parece consensual. No entanto, o consenso acaba por aí. As divergências sobre como esse diálogo deve acontecer são inúmeras e vão desde o público a ser enfocado até quem deveria se encarregar dessa tarefa.
Um bom exemplo da importância desse tema pôde ser visto na recente reunião da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), realizada noRio de Janeiro no final de fevereiro. Esse organismo internacional, que reúne 106 academias de ciências ao redor do mundo, dedicou parte de suas atividades à discussão do que foi denominado alfabetização científica e de como esta poderia ser aperfeiçoada.
Tanto essa reunião da IAP como as opiniões de diversos segmentos deixam claro que o primeiro ponto a ser destacado quando o assunto édivulgação científica é o público-alvo. Parece óbvio, mas nem sempre é levado em conta que existem públicos distintos, com interesses diversificados e, sobretudo, com realidades próprias. Ensinar ou falar de ciência para um adulto é totalmente diferente do que fazer o mesmo para uma criança – algo evidente.
Mas apresentar ciência para um público formado por adultos de mesma faixa etária e nível social tambémnão tem uma fórmula única. Uma notícia sobre pesquisas que ajudam a detectar determinada doença pode, ao mesmo tempo, ser totalmente irrelevante ou despertar grande interesse, o que está diretamente relacionado ao fato de o receptor da informação viver ou não em uma região afetada pela enfermidade.
Um bom exemplo dessa dinâmica ocorreu quando um novo dinossauro do Chile(Atacamatitan chilensis)foi descrito. No Brasil, o feito praticamente não repercutiu, mas no país onde o dinossauro foi descoberto, houve grande e positiva repercussão.
Portanto, embora haja outros aspectos a serem considerados com relação ao público-alvo, é fundamental para quem deseja falar sobre ciência para o público não especializado ter um bom conhecimento do que realmente importa para o grupo que pretende atingir.Um ponto que costuma gerar muita polêmica é quem seria o ator mais indicado para se comunicar com o público. Muitos defendem que os próprios pesquisadores, aqueles que geram os resultados da pesquisa, devem fazer isso. Iniciativas como a da Faperj, que determina que quem faz parte do programa Cientistas do Nosso Estado deve realizar alguma atividade em escola pública do Rio de Janeiro, são muitointeressantes e louváveis.
Já o CNPq finalmente reconheceu que atividades de divulgação também seriam um ponto importante na carreira do pesquisador, que agora conta com um item específico no seu currículo Lattes para listar essas realizações. Mesmo que estas não sejam avaliadas de forma clara, a iniciativa é um passo adiante para tentar fazer com que a ciência dialogue com a sociedade.
Porém, háque se ter certo cuidado. Não deve ser novidade para ninguém que nem todos os cientistas são necessariamente bons educadores de ciência. Gosto de dizer que existem pesquisadores que nunca deveriam sair dos seus laboratórios para falar com o público. Já vi muitos brilhantes cientistas (inclusive quando eu era aluno) que não têm a menor vocação para falar sobre a sua pesquisa com outros que não sejamos seus pares.
Ao meu ver, não existe nada de errado com isso. Portanto, o cientista não deve ser obrigado a realizar atividades com o público. Quando se concede auxílio para o desenvolvimento de projetos, o que se quer, em última instância, é que eles produzam avanços em suas respectivas áreas. Além disso, uma palestra para alunos, por exemplo, pode ser bastante motivadora, mas também pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • APOSTILA PRE ENEM 2015 Reda O
  • Reda O No ENEM
  • enem 2015
  • reda es enem
  • Enem 2015
  • ENEM 2015
  • Enem 2015
  • Enem 2015

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!