Redaçao

Páginas: 62 (15424 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Escrita e Redação
Módulo I

INTRODUÇÃO

O maior pesadelo da grande maioria das pessoas quando vai prestar processos seletivos
como vestibulares e concursos públicos ou até mesmo participar de seleções para empregos, é a Redação. O pensamento de ter pouco tempo para escrever um texto de cerca de 30 linhas sobre um assunto que só será divulgado no momento da prova, causa insônia emdiversos candidatos em todo o país.
Se livrar deste estigma de "não saber como construir um texto" é uma tarefa que requer dedicação, mas que pode ser imensamente gratificante, em especial se o objetivo é o de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho ou uma vaga na universidade.
Este curso tem exatamente a intenção de dar fim ao momento de angústia da redação, seja durante a escrita deum texto convencional, uma carta, ou prova de vestibular.
Espera-se que os conhecimentos aqui repassados possam ser utilizados também em outros momentos e com outros fins, afinal a necessidade de saber escrever não é apenas de pessoas que passam por processos seletivos, mas de todo profissional.
Quando falamos em redigir é fundamental que se tenha a capacidade de organizar idéias sobre algo.Precisamos partir de três requisitos básicos: conhecer o assunto, ter poder crítico sobre ele e dominar a linguagem.
Todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que adora falar sobre qualquer assunto, temas que vão desde a primeira vez que o homem pousou na lua até as complexas técnicas de como fraudar uma votação secreta no Senado.
Nenhum assunto é demais para ela. Se é difícil escutarum indivíduo deste, imagina ler o que ele tem a escrever. É necessário saber do que se está falando e ter certo domínio sobre o tema abordado.
Suponhamos que um texto/redação tenha como tema “As mudanças climáticas no planeta”. Ora, o que se pode escrever sobre este assunto? Muita coisa. Mas se não estamos acompanhando o noticiário, vai ser difícil escrever uma única linha. Quando arriscamosfalar sobre um assunto que não dominamos, corremos o risco de cometer um dos mais frequentes enganos de candidatos de processos seletivos: "o encher linguiça". Em outras palavras, escrever, escrever e escrever sem dizer absolutamente nada.
Não é necessário formular uma tese, até porque você não terá tempo para isso, mas é importante deixar claro que tem uma opinião. Ninguém sabe qual será o tema daredação em um processo seletivo. Sendo assim, a melhor coisa a fazer é começar, desde já, a ler.
Nunca devemos nos limitar a um só assunto, deve-se ler de tudo. Revistas e jornais (na íntegra e não apenas a seção dos artistas), livros de ficção e também os que obtiveram grande repercussão na mídia, ou seja, praticamente tudo o que for divulgado e de qualidade, deve ser lido. Que tal assumir ocompromisso de ler ao menos uma revista por semana? Ou talvez um livro a cada dois meses? Os benefícios que esta prática pode lhe trazer são enormes. Ler não é nenhum bicho de sete cabeças, mas se você pensa o contrário, mate o bicho e comece a ler o quanto antes.
Além de conhecimento a leitura ensina a escrever. Sem que você conheça as regras de redação, seus textos vão se modificando naturalmente.Isso acontece porque no processo de leitura ganha-se o que chamamos de vocabulário. Pergunte a qualquer bom jornalista quantos livros ele lê por ano. Você entenderá porque o mesmo tem uma facilidade de se expressar que é acima da média.
Se alguém lhe perguntasse qual a sua opinião sobre as mudanças climáticas, você teria algo a dizer? Começar a ter um poder crítico sobre o mundo que lhe cerca éoutra consequência natural de quem tem o hábito da leitura.
Você diria que conhece o Brasil? Você sabe por quais problemas os sertanejos passam? Como realmente vive a população do norte do país? Porque o índice de violência é tão grande na região sudeste? Porque o sul conseguiu se desenvolver mais rápido que o restantedopaís?Conhecer os porquês do Brasil não é apenas uma questão de patriotismo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • redação
  • redação
  • Redação
  • redação
  • redaçao
  • Redação
  • Redação
  • REDAÇÂO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!